Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Defesa das patentes

os atuais governantes não sabem que, em qualquer investimento em ciência e tecnologia, o retorno é cinco, seis vezes maior

Eduardo Brito

08/10/2025 18h02

whatsapp image 2025 10 08 at 17.29.00

Izalci crédito Carlos Moura/Agência Senado

O senador brasiliense Izalci Lucas criticou, nesta quarta-feira, 8, o governo Lula por impedir a aprovação de projeto que favorecia a instituição de patentes.

“Quantos anos nós temos desse Governo petista aí? Mais de 18 anos. E a educação cada vez vai piorando mais. E ainda ficam com esse discurso de que a prioridade é a educação. É incrível como as pessoas são enganadas a cada eleição em função dessa demagogia, desse populismo que existe principalmente na esquerda.”

Izalci explicou sua revolta. Na véspera, tentou-se proibir o contingenciamento de recursos para o INPI, que garante as patentes. Fez as contas: “O Brasil tem meia dúzia de patentes. Se você pegar China, Coreia, Japão, Estados Unidos, eles investem cem vezes mais do que o Brasil investe; têm patente fácil. Aqui você leva dez anos para registrar uma patente.”

De acordo com Izalci, o Senado queria proibir o contingenciamento de recursos, o desvio de recursos para patentes. “Não conseguimos aprovar porque o Governo diz que tem impacto financeiro.”

Para o senador, isso significa que “os atuais governantes não sabem que, em qualquer investimento em ciência e tecnologia, o retorno é cinco, seis vezes maior. Mas não é no dia seguinte, demora um pouco, só que esses governos são imediatistas.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado