Acreditando firmemente que o Palácio do Buriti não fará alterações no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025 (PLOA 2025), e que a proposta será votada na próxima terça-feira (3) — com pelo menos uma semana de antecedência do prazo final —, pelo menos dois distritais compraram suas passagens e anteciparão as férias do legislativo para quinta-feira (5).
Ainda que a PLOA esteja concluída para votação até sexta-feira (29), como ventilou o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa, Eduardo Pedrosa (União), caso o Poder Executivo mande alguma emenda que leve o projeto ao debate, a PLOA pode, ainda, ficar para o dia 12 de dezembro.
Apesar da possibilidade, o certo é que já tem deputado de mala pronta, além de distritais que estarão fora, sob a alegação de participar do congresso da União Nacional dos Legisladores dos Legislativos Estaduais (Unale).
Em geral, o ano legislativo da Câmara do Distrito Federal se estende até 15 de dezembro — que cairá em um domingo, o que joga a última sessão para o dia 12 deste mês.
Caso a PLOA seja vencida na próxima semana, a Casa entra em recesso imediatamente podendo se reunir apenas em caso de convocação extraordinária por parte do governador.