As baixas temperaturas que têm atingido o Distrito Federal em junho de 2025 elevaram em 12,3% as vendas de produtos para o inverno, contra 10,7% nesse mesmo período em 2024.
Cobertores de lã, meias, luvas, gorros, coletes e bonés de feltro são alguns dos produtos mais procurados tanto no comércio do Plano Piloto como nas regiões administrativas. Os números são do Sindicato do Comércio Varejista do DF – Sindivarejista.

O empresário Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista, argumenta que – desde o início do ano – “o comércio começa a preparar os estoques para o inverno porque as baixas temperaturas são sentidas em maio”. Ele afirma, ainda, que todos os anos a queda das temperaturas tem reflexo direto no comércio.
O Sindivarejista sempre acompanha – através do Instituto Nacional de Meteorologia – o comportamento dos termômetros para manter o comércio bem informado. A formação de estoques é importante porque o consumidor quer se proteger do frio.
As temperaturas mínimas em junho de 2025 foram registradas no Gama no dia 17: 8,8 graus. No Sudoeste, os termômetros desceram para 10,7 graus. No entanto, em Planaltina, o frio desceu para 7,8 graus.