Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Câmara definirá mérito cristão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal acaba de aprovar projeto de lei que institui a Medalha do Mérito Cristão

Eduardo Brito

01/07/2025 18h23

Iolando. Foto: Divulgação

Embora seja evidente que a religião tem um grande peso na política brasileira – como na norte-americana, na de quase todos os países – em tese o Estado brasileiro é laico. Não se espera que instituições governamentais adotem medidas que se vinculem a religiões.

Pois a Câmara Legislativa do Distrito Federal acaba de aprovar projeto de lei que institui a Medalha do Mérito Cristão. O objetivo da proposta, de autoria do deputado Iolando Almeida (MDB), é homenagear, anualmente, até vinte pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram “na promoção da evangelização e paz no DF”.

Abre a porta para a Medalha do Mérito Islâmico e daí, eventualmente, do Mérito Judeu. Teremos uma guerra palestina em plenário.

De acordo com o texto aprovado, a entrega das medalhas será feita pelo governador do DF, em solenidade pública a ser realizada no segundo domingo do mês de dezembro, entre as comemorações do Dia da Bíblia.

O autor argumentou que a medalha representa o “reconhecimento da sociedade para com aqueles que ministram a palavra de Deus e que lutam por ideias de liberdade e fraternidade e que promovem os valores religiosos como elo facilitador entre a educação moral de crianças, jovens e adultos e a certeza de um futuro mais promissor para o país”.

Iolando acrescenta que a proposta do Mérito Cristão não se faz presente neste ou naquele segmento da educação religiosa, e sim no puro conceito dos princípios doutrinários e transigentes da Bíblia Sagrada. “É um trabalho que envolve atitudes feitas de coração, sem esperar nada em troca, uma história de conexão de valores cristãos que enchem de esperança a vida de todos os envolvidos e se torna via de mão dupla, onde todos ensinam e todos aprendem. Por isso destacam-se muitos religiosos, que se facultam à divulgação destes valores.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado