Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Câmara cria dia para lembrar vítima de comunistas

“Apesar de ter feito milhões de vítimas, ainda há pessoas que defendem esse regime atualmente”, pontua Thiago Manzoni

Eduardo Brito

21/10/2025 18h04

whatsapp image 2025 10 21 at 17.11.28 (1)

Thiago Manzoni crédito Andressa Anholete/Agência CLDF

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira, 21, lei de autoria do distrital Thiago Manzoni (foto), que inclui o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no calendário de eventos do DF. A data, 4 de junho, foi escolhida por ser o dia em que o mundo relembra o massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido em Pequim no ano de 1989.

De acordo com Manzoni, da vertente bolsonarista do PL, o objetivo da nova norma é refletir sobre o mal que o comunismo fez nos países nos quais foi implementado. “Apesar de ter feito milhões de vítimas, ainda há pessoas que defendem esse regime atualmente”, pontua Thiago Manzoni.

Na justificativa da proposta, o deputado cita diversas experiências comunistas desde o início do século XX. Além da China, são destacadas o regime do Khmer Vermelho, no Camboja, que, em busca de “uma utopia agrária comunista”, matou aproximadamente um quarto da população em apenas quatro anos de governo. E também a ditadura de Stalin, na extinta União Soviética, que é acusada de promover a morte de cerca de 4 milhões de ucranianos, entre 1932 e 1933, no que ficou conhecido como Holomodor. “Debaixo do manto da busca pela igualdade social e pelo fim da exploração econômica do capital sobre os trabalhadores, diversos regimes ascenderam ao poder e proporcionaram verdadeiros massacres à sua população”, comenta Manzoni.

Aproximação com o Japão

A propósito, Thiago Manzoni realizará Sessão Solene em comemoração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, já marcada para o dia 3 de novembro de 2025, às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. De acordo com o parlamentar, a solenidade tem o objetivo de celebrar uma trajetória iniciada em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, marco que consolidou as relações diplomáticas entre os dois países.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado