Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Blogs e Colunas

Faltou pouco para a Covid-19 “conhecer” todos os países do mundo…

Em um cenário de filme de terror misturado com ficção científica, temos alguns refúgios intactos e não visitados pelo “mochileiro da morte”.

Nauru. True colour satellite image of Nauru, an island nation in Micronesia in the South Pacific. This image was taken on 29 June 1999, by the LANDSAT 7 satellite., Nauru, True Colour Satellite Image (Photo by Planet Observer/Universal Images Group via Getty Images)

O novo coronavírus atingiu praticamente todos os países do globo. Mesmo não sendo a mais letal da história da humanidade, a pandemia foi a mais abrangente. Pessoas e produtos estão em uma constante viagem através do globo, e com certeza esse fator levou o “turista indesejado” para todos os cantos.

Em dezembro de 2019 o vírus estava restrito ao território chinês e agora em Julho de 2020 podemos dizer que ele chegou em mais de 90% dos 247 países e territórios reconhecidos pelas Nações Unidas. Sem respeitar fronteiras e sem ter “visto”, esse viajante ingrato paralisou e deixou marcas irreparáveis no turismo global. Estimativas italianas falam que o volume de turistas em 2020 será comparado aos números dos anos 70, quando passagens aéreas eram artigos de luxo. 

Nos últimos meses, países de distintas realidades econômicas e sociais viveram as mesmas angústias. Empresários do trade turístico tiveram os mesmos pesadelos. O turismo fechou as portas para combater a pandemia e mesmo assim mais de 13 milhões de pessoas mundo afora foram contaminadas.

Em um cenário de filme de terror misturado com ficção científica, temos alguns refúgios intactos e não visitados pelo “mochileiro da morte”. A maioria dos países não infectados está na Oceania e são insulares. O acesso remoto, difícil e caro para turistas, nesse momento contribuiu para que o vírus não chegasse nesses paraísos. 

Ilhas Marshall

Países pouquíssimos visitados como Nauru, poderiam ser dizimados tendo em vista a precariedade de recursos e aparelhos de saúde pública. Segue uma lista de lugares que o corona não atingiu, mas você com certeza deve visitar (nós temos muita vontade de conhecer esses cantos do mundo), além do Nauru: Vanuatu, Palau, Tuvalu, Samoa, Kiribati, Micronésia, Tonga, Ilhas Marshall e Ilhas Salomão. Felizmente a pandemia não chegou nesses longínquos rincões. 

Tuvalu

Coréia do Norte e Turcomenistão também não reportaram nenhum caso de Covid-19, precisa explicar? 

Asgabat, capital do Turcomenistão

E você? Já se sente seguro para viajar novamente?! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

#vemprocerrado

Foto em destaque: Nauru – Crédito: UIG via Getty Images








Você pode gostar