Menu
Conta Giros
Conta Giros

Hélio Castroneves é tetra campeão das 500 milhas de Indianápolis.

Aos 46 anos, o piloto brasileiro mostrou mais uma vez porque está entre os melhores do mundo.

Aurélio Araújo

02/06/2021 13h13

Confesso que fazia um tempo que eu não acompanhava de perto a Fórmula Indy. Mas desde que a McLaren trouxe Fernando Alonso em 2017, fui retomando o interesse. Primeiro na possibilidade (frustrada em 2020) do espanhol conquistar a tríplice coroa (Monaco, Le Mans e Indy), depois me empolguei ao saber que a TV Cultura transmitiria o campeonato de 2021 e com três brasileiros no Grid: dois multi-campeões (Hélio Castroneves e Tony Kanaan) e o jovem Pietro Fittipaldi. 

https://www.youtube.com/watch?v=h08ioHPs9oc&feature=youtu.be
Assista as últimas e mais emocionantes voltas das 500 milhas de Indianapolis (2021), com a vitória do brasileiro Hélio Castroneves.

Confesso também que fazia mais tempo ainda que eu não assistia uma corrida completa de Fórmula Indy (acho que desde os tempos de Band). Fui aquecendo os motores ao longo da semana. Lendo as informações e no domingo me organizei para às 13:00 ligar a TV Cultura e assistir o maior evento esportivo da terra: as 500 milhas de Indianápolis. Por que o maior evento? Mais de 130 mil pessoas estavam no autódromo, mas se não fosse a pandemia, seriam mais de 300 mil! Isso mesmo, mais de 300 mil pessoas no local assistindo a prova. Uma prova com mais de 30 carros a mais de 300 quilômetros por hora ( é a categoria mais rápida do automobilismo) em um circuito oval (onde qualquer detalhe leva ao muro) e onde os carros em alta rotação quase que 100% do tempo precisam rodar 800 quilômetros. 

Primeiro, é importante frisar: os americanos sabem fazer um espetáculo! Antes da corrida, hinos, música, caças F-16, a corrida resume o verdadeiro espírito do american entertainment. Com mais de 50% da população adulta vacinada, eles já podem ir a grandes eventos e até retirar as máscaras e por aqui, em terra tupiniquins, eu ainda sem vacina e sem saber se iremos conseguir assistir a Stock Car em Brasília no fim do ano… 

Tradicional comemoração de Hélio Castroneves, o homem-aranha, na Fórmula Indy. Foto: Divulgação.

Na largada tínhamos Tony Kannan (campeão da prova em 2013) e o trí-campeão (2001, 2002 e 2009) Hélio Castroneves bem posicionados. Pietro Fittipaldi largou atrás e lá ficou a corrida inteira contando com uma bandeira amarela ao fim que nunca veio. 

Castroneves estava à vontade. Seguro no carro, veio ganhando posições a cada volta e estruturando uma estratégia focada no bote ao final. E foi o que fez. O Homem-Aranha brasileiro trocou a ponta algumas vezes e, a duas voltas do fim, firmou o primeiro lugar para mais uma vez colocar seu nome na história. Apenas 4 pilotos conseguiram esse feito de alcançar 4 vezes o primeiro lugar nas 500 milhas. E Hélio é um deles.

Piloto brasileiro Hélio Castroneves celebra com sua equipe a vitória na 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, EUA 30/05/2021. Foto: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports

Aos 46 anos, Hélio Castroneves, que além de tudo já foi campeão fora das pistas na Dancing with the Stars, uma espécie de dança dos famosos nos EUA,  mostrou que está entre os melhores do mundo. 

Foi uma corrida emocionante, como a tempos não se via, com um brasileiro no lugar mais alto do pódio. As 550 Milhas de 2021, valeram cada minuto do espetáculo!

Hélio Castroneves é tetra!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado