Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Viveiro Black Jaguar Foundation: mais 20 anos de mudas para restaurar Corredor de Biodiversidade do Araguaia

Com 3,6 hectares, viveiro de larga é essencial para um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, que conecta Cerrado e Amazônia no Brasil

Analice Nicolau

30/04/2025 15h00

imagem do whatsapp de 2025 04 30 à(s) 13.43.07 ff0f1e46

O prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Da Machado, afirmou que “a parceria com a Black Jaguar é motivo de orgulho para o nosso município”.

A Black Jaguar Foundation (BJF) – organização que lidera um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo no Corredor de Biodiversidade do Araguaia – assinou com a prefeitura de Santana do Araguaia (PA) a renovação da concessão do terreno onde está instalado o viveiro da BJF, por mais 20 anos. Localizado no Parque Ambiental do município, construído pela Black Jaguar e inaugurado em 2022 com a produção das primeiras mudas, o viveiro tem 3,6 hectares.

imagem do whatsapp de 2025 04 30 à(s) 13.43.06 02b65c86

Black Jaguar Foundation assinou com a prefeitura de Santana do Araguaia a renovação da concessão do terreno onde está instalado o viveiro da BJF, por mais 20 anos.

 

Desde o início das operações, mais de 78 espécies foram germinadas e mais de 1,1 milhão de mudas foram produzidas a partir de 2,66 toneladas de sementes. Para a temporada 2025-2026 são esperadas cerca de 440 mil novas mudas. No local, trabalham 11 viveiristas, além da equipe administrativa da organização. O viveiro também recebe visitantes ao longo de todo o ano: representantes políticos, estudantes de ensino superior e técnico, crianças e outros órgãos governamentais podem ver de perto o trabalho realizado pela BJF.

“A renovação da concessão é um passo fundamental para darmos continuidade ao nosso compromisso. O viveiro é uma peça-chave dessa missão e também um símbolo do impacto positivo que parcerias duradouras entre setor público e sociedade civil podem gerar para o meio ambiente e para as comunidades locais”, comemora Ben Valks, CEO da Black Jaguar Foundation.

Para o prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Da Machado, “a parceria com a Black Jaguar é motivo de orgulho para o nosso município. O viveiro não só impulsiona a restauração ambiental como também gera emprego, renda e oportunidades de formação para nossa população. Renovar essa concessão por mais 20 anos é garantir que Santana do Araguaia siga sendo referência em desenvolvimento sustentável.”

imagem do whatsapp de 2025 04 30 à(s) 13.43.06 63dd06ff

Ben Valks, CEO da Black Jaguar Foundation. “A renovação da concessão é um passo fundamental para darmos continuidade ao nosso compromisso”, afirmou.

 

Viveiro também armazena sementes da Rede Ressemear

A maior parte das mudas produzidas no viveiro da BJF são germinadas a partir de sementes de espécies nativas coletadas por membros da Rede de Sementes Ressemear, iniciada em 2021 pela Black Jaguar.

A Ressemear insere comunidades locais do Tocantins e Pará na cadeia produtiva da restauração ecológica, proporcionando uma nova fonte de renda sustentável para mais de 70 coletores de sementes nativas – em sua maioria mulheres (70%). Já foram coletadas mais de cinco toneladas de sementes de mais de 60 espécies nativas como como baru, ipê-amarelo, jatobá e murici, gerando mais de R$ 250 mil em renda para os coletores. A iniciativa já capacitou mais de 270 colaboradores e oferece infraestrutura adequada para que a coleta de sementes seja feita com segurança.

Sobre a Black Jaguar Foundation

A Black Jaguar Foundation tem o objetivo de restaurar, em 20 anos, mais de 1 milhão de hectares ao longo de 2.600 quilômetros às margens do Rio Araguaia, conectando os biomas Cerrado e Amazônia no Brasil, que formam o Corredor de Biodiversidade do Araguaia. Corredores de biodiversidade, ou corredores de natureza, são faixas de áreas restauradas que se conectam a “ilhas” de natureza intocada. A iniciativa será capaz de conectar os habitats naturais que restam ao longo do Araguaia, protegendo milhares de espécies da extinção.

Fundada em 2010, a organização investiu anos em preparação, pesquisa e em busca de parceiros e profissionais capacitados e, em 2025, comemora 560 hectares (aproximadamente 784 campos de futebol) em processo de restauração nos municípios de Santana do Araguaia (PA), Marianópolis do Tocantins e Caseara (TO). Em breve, a organização prevê expandir suas atividades para outras áreas estratégicas ao longo do Rio Araguaia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado