A Black Jaguar Foundation (BJF) – organização que lidera um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo no Corredor de Biodiversidade do Araguaia – assinou com a prefeitura de Santana do Araguaia (PA) a renovação da concessão do terreno onde está instalado o viveiro da BJF, por mais 20 anos. Localizado no Parque Ambiental do município, construído pela Black Jaguar e inaugurado em 2022 com a produção das primeiras mudas, o viveiro tem 3,6 hectares.

Black Jaguar Foundation assinou com a prefeitura de Santana do Araguaia a renovação da concessão do terreno onde está instalado o viveiro da BJF, por mais 20 anos.
Desde o início das operações, mais de 78 espécies foram germinadas e mais de 1,1 milhão de mudas foram produzidas a partir de 2,66 toneladas de sementes. Para a temporada 2025-2026 são esperadas cerca de 440 mil novas mudas. No local, trabalham 11 viveiristas, além da equipe administrativa da organização. O viveiro também recebe visitantes ao longo de todo o ano: representantes políticos, estudantes de ensino superior e técnico, crianças e outros órgãos governamentais podem ver de perto o trabalho realizado pela BJF.
“A renovação da concessão é um passo fundamental para darmos continuidade ao nosso compromisso. O viveiro é uma peça-chave dessa missão e também um símbolo do impacto positivo que parcerias duradouras entre setor público e sociedade civil podem gerar para o meio ambiente e para as comunidades locais”, comemora Ben Valks, CEO da Black Jaguar Foundation.
Para o prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Da Machado, “a parceria com a Black Jaguar é motivo de orgulho para o nosso município. O viveiro não só impulsiona a restauração ambiental como também gera emprego, renda e oportunidades de formação para nossa população. Renovar essa concessão por mais 20 anos é garantir que Santana do Araguaia siga sendo referência em desenvolvimento sustentável.”

Ben Valks, CEO da Black Jaguar Foundation. “A renovação da concessão é um passo fundamental para darmos continuidade ao nosso compromisso”, afirmou.
Viveiro também armazena sementes da Rede Ressemear
A maior parte das mudas produzidas no viveiro da BJF são germinadas a partir de sementes de espécies nativas coletadas por membros da Rede de Sementes Ressemear, iniciada em 2021 pela Black Jaguar.
A Ressemear insere comunidades locais do Tocantins e Pará na cadeia produtiva da restauração ecológica, proporcionando uma nova fonte de renda sustentável para mais de 70 coletores de sementes nativas – em sua maioria mulheres (70%). Já foram coletadas mais de cinco toneladas de sementes de mais de 60 espécies nativas como como baru, ipê-amarelo, jatobá e murici, gerando mais de R$ 250 mil em renda para os coletores. A iniciativa já capacitou mais de 270 colaboradores e oferece infraestrutura adequada para que a coleta de sementes seja feita com segurança.
Sobre a Black Jaguar Foundation
A Black Jaguar Foundation tem o objetivo de restaurar, em 20 anos, mais de 1 milhão de hectares ao longo de 2.600 quilômetros às margens do Rio Araguaia, conectando os biomas Cerrado e Amazônia no Brasil, que formam o Corredor de Biodiversidade do Araguaia. Corredores de biodiversidade, ou corredores de natureza, são faixas de áreas restauradas que se conectam a “ilhas” de natureza intocada. A iniciativa será capaz de conectar os habitats naturais que restam ao longo do Araguaia, protegendo milhares de espécies da extinção.
Fundada em 2010, a organização investiu anos em preparação, pesquisa e em busca de parceiros e profissionais capacitados e, em 2025, comemora 560 hectares (aproximadamente 784 campos de futebol) em processo de restauração nos municípios de Santana do Araguaia (PA), Marianópolis do Tocantins e Caseara (TO). Em breve, a organização prevê expandir suas atividades para outras áreas estratégicas ao longo do Rio Araguaia.