Santa Catarina recebe um volume significativo de investimentos nos portos de Itajaí, Itapoá e na Baía da Babitonga, somando mais de R$ 3,5 bilhões até 2033. Os aportes incluem US$ 30 milhões para modernização do Porto de Itajaí, R$ 3 bilhões na expansão do Porto Itapoá e R$ 300 milhões destinados à dragagem da Baía da Babitonga. As melhorias têm como objetivo ampliar a capacidade de movimentação de cargas e fortalecer a posição do estado como um polo logístico competitivo no comércio internacional.
A reabertura do Porto de Itajaí para movimentação de contêineres marcou um passo importante para a retomada das operações, após um longo período de paralisação. Sob a concessão temporária da JBS/Seara, o porto já recebeu autorização da Receita Federal para operar, recebendo seu primeiro navio em outubro. A expectativa é de que novas rotas de navegação sejam atraídas, conectando o estado a mercados internacionais estratégicos.
No Porto Itapoá, a expansão já está em andamento, com a instalação recente de um sétimo portêiner, que aumentou em 15% a produtividade nas operações de carga. O projeto, com um investimento previsto de R$ 3 bilhões até 2033, visa posicionar Itapoá como um dos maiores terminais portuários da América do Sul. Outro avanço significativo foi a aquisição de 20 caminhões elétricos, consolidando o porto como referência em sustentabilidade, com a maior frota deste tipo entre os portos brasileiros.
A dragagem da Baía da Babitonga, aprovada pelo Ibama, permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento, maior que os navios Panamax, usados em rotas de longo curso. O investimento de R$ 300 milhões aumentará a profundidade do canal, facilitando o acesso de grandes embarcações e melhorando a competitividade logística da região. Com essas melhorias, o complexo portuário da Baía da Babitonga deverá aumentar a eficiência no transporte de cargas, atraindo mais parceiros comerciais e consolidando sua posição no comércio exterior.
De acordo com Sandro Marin, diretor da Tek Trade, uma empresa especializada em comércio exterior, os investimentos são fundamentais para consolidar Santa Catarina como um centro logístico estratégico. “Com a modernização de Itajaí, a expansão de Itapoá e a dragagem da Baía da Babitonga, estamos aumentando não apenas a capacidade de movimentação de cargas, mas também reforçando a competitividade do estado em mercados internacionais”, afirma Marin.
Cabotagem: uma alternativa sustentável para o crescimento logístico
Esses investimentos são uma resposta à crescente demanda por modais de transporte eficientes, diante das limitações do transporte rodoviário no Brasil. A cabotagem surge como uma alternativa sustentável, capaz de transportar grandes volumes a custos até 30% menores em comparação ao transporte rodoviário. Além disso, a redução nas emissões de CO2 e o menor risco de acidentes são fatores que aumentam a atratividade desse modal, fortalecendo a posição estratégica de Santa Catarina no comércio exterior.
Marin destaca que o incentivo à cabotagem é essencial para promover uma logística mais eficiente e menos dependente das rodovias. “A integração de diferentes modais de transporte permite um fluxo mais ágil de mercadorias, reduzindo custos operacionais e o impacto ambiental. Isso reforça a competitividade do estado e sua relevância como hub logístico no cenário internacional”, conclui o diretor.
Sobre a Tek Trade
A Tek Trade, fundada em 2005 e sediada em Santa Catarina, atua no setor de importação e exportação e é membro fundador do SINDITRADE, sindicato do comércio exterior no estado. Com vasta experiência em operações internacionais, a empresa se posiciona como uma referência no mercado, atendendo desde pequenas até grandes companhias que buscam eficiência e agilidade em suas transações comerciais.