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Analice Nicolau
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Rogério Magalhães: O Estrategista que une a Medicina e a Gestão Empresarial no Brasil

Conheça o mentor que traz uma nova perspectiva sobre como as clínicas e os consultórios deveriam operar, desde a gestão financeira até o marketing

Analice Nicolau

18/04/2024 8h30


Nascido em terras cearenses, Rogério Magalhães se destaca como um reformador do cenário médico e empresarial no Brasil, com uma carreira que abrange mais de duas décadas de experiência em vendas e gestão. Eleito o melhor gestor do Brasil por 12 anos consecutivos, Rogério possuí um amplo histórico educacional que inclui um bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Ceará, pós-graduações em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Estratégia de Marketing pela Universidade de La Verne na Califórnia, além de múltiplas especializações.

Após uma carreira bem-sucedida como gestor comercial de empresas de renome como Schering Plough e Sanofi-Aventis, Rogério fez uma transição para o mercado médico, área onde poucos se aventuram com um background empresarial tão intenso. O que motivou essa mudança foi o desafio de aplicar suas habilidades em um novo contexto: ajudar médicos a gerirem suas carreiras como verdadeiros empreendedores, libertando-os da dependência de convênios e do SUS para prosperarem de maneira autônoma e financeiramente viável.

“O grande desafio para adaptar todas as estratégias de cultura diferente para o nosso mercado é a resistência que o empresário independente consiga mudar o mindset dele”, explica o mentor.

Magalhães atribui seu sucesso contínuo a três pilares fundamentais: conhecimento, conexão e movimento. Ele destaca a importância do aprendizado contínuo, do estabelecimento de redes de contato sólidas e da capacidade de se manter dinâmico e adaptável em diversos ambientes e mercados.

Ao integrar-se ao segmento da medicina, Magalhães trouxe uma nova perspectiva sobre como as clínicas e os consultórios deveriam operar: como empresas estruturadas e eficientes. “Ele precisa montar uma clínica ou um consultório como se fosse verdadeiramente uma empresa”, afirma ele. Isso envolve desde a gestão financeira até ações de marketing e serviço ao cliente, elementos que são muitas vezes novidades para os profissionais da saúde.

O gestor também compartilha sobre temas fundamentais como contratação e gestão de equipes, oferecendo dicas práticas baseadas em dados de mercado e sua própria experiência. Ele enfatiza a importância de entender o perfil desejado para a vaga, a utilização estratégica das redes sociais no processo de recrutamento e a valorização de candidatos com características pessoais e profissionais alinhadas com a cultura da empresa.

Um exemplo notável do impacto do trabalho do mentor foi a reestruturação de uma clínica em São Paulo, que enfrentava dificuldades financeiras. Por meio de uma gestão focada e estratégica, ele conseguiu reduzir custos significativos e aumentar a eficiência operacional, transformando um negócio à beira do fracasso em um caso de sucesso em menos de três meses.

“Implementamos o marketing, o tráfego digital, o branding e atingimos um percentual na casa dos 90% do ponto de equilíbrio da empresa. Esse resultado prova que não havia sido um mal investimento, e sim um início ruim por não estabelecer os processos, metas e os objetivos que precisariam ter sido feitos antes da abertura da clínica”, conclui o mentor.

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