Identificar, reconhecer e contribuir com líderes empresariais de setores e mercados distintos que, com sua visão de futuro, têm algo em comum: a vontade de transformar a realidade do País, deixando seu legado e contribuindo para a construção de um mundo de negócios melhor. Esses são os objetivos da 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, promovido pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria no mundo, que será realizada no dia 12 de novembro, na Casa Giardini, em São Paulo.

Também conhecido como o “Oscar do empreendedorismo”, o Programa já contou com mais de 350 executivos brasileiros homenageados e reconhecidos pela EY. Rodrigo Barros, fundador e CEO da Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil, será um dos homenageados na cerimônia, na categoria Emerging.

O Programa homenageia empreendedores em seis categorias: Master; Emerging; Impacto; Executivo Empreendedor; Family Enterprise; Lifetime Achievement e Winning Women.

A trajetória de Rodrigo Barros é plural: já foi jogador de futebol, apresentador de TV e empreendedor em diversos segmentos. Atualmente, ele ocupa o comando da Boali, que já opera mais de 100 unidades no Brasil e está expandindo para Miami. O Jornal de Brasília contou sobre a carreira de Barros, recheada de superação e empreendedorismo aqui.
Para Barros, a homenagem no Programa Empreendedor do Ano Brasil carrega um significado especial, marcando uma verdadeira revolução em sua trajetória. Em 2008, o empresário esteve presente na mesma cerimônia como apresentador de TV, entrevistando outros líderes empresariais. “Foi exatamente em 2008, eu fiz a cobertura da cerimônia como apresentador de TV. Obviamente lá em 2008 eu tinha quase 27 anos e tinha escolhido me tornar apresentador justamente para entrevistar líderes, empresários e entendi que um dia isso me tornaria um grande líder. E hoje, aos 43 anos, estou sendo homenageado. Sem dúvida este reconhecimento vai ter um significado muito maior para mim”, relembra Barros.
À frente de uma das maiores redes de alimentação saudável do Brasil, Rodrigo Barros destaca que o reconhecimento da EY é mais do que uma consagração. “A homenagem em si não vai mudar quem eu sou, mas sem dúvida ela é um reconhecimento de tudo que eu venho construindo ao longo desses 20 anos como empreendedor”, afirma. Para ele, a homenagem não só valida sua jornada, mas também reforça a visão de longo prazo que ele vem construindo. “(A honraria) dá para mim e para quem faz parte dessa jornada um reforço para continuar suportando o processo e continuar desenvolvendo a minha visão de longo prazo. Para mais 20 anos com certeza”, conclui o empresário.
As categorias e os homenageados da 27ª edição do Empreendedor do Ano Brasil são:
● Master: empreendedores e fundadores de empresas consolidadas e líderes em seus respectivos mercados de atuação
● Emerging: Empreendedores e fundadores à frente de empresas com crescimento acelerado no mercado.
● Impacto: empreendedores e fundadores de empresas que nasceram com a missão de responder aos desafios socioambientais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que se guiem pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) e apresentem soluções com resultados efetivos.
● Executivo Empreendedor: CEOs que, por meio de seu trabalho, tenham ajudado a impulsionar o crescimento e a transformação de empresas consagradas no mercado.
● Family Enterprise: Empresas familiares que estejam na segunda ou terceira geração, relevantes em seu mercado de atuação, cuja gestão teve um impacto positivo nos negócios e na comunidade.
● Lifetime Achievement: Empreendedores com uma longa trajetória e que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico e social do país.
● Winning Women: Categoria que homenageará as mulheres empreendedoras que passaram pelo programa e se destacaram ao longo dos 11 anos do programa.
Uma das novidades desta edição do Programa é a inclusão da categoria Winning Women, que homenageará as mulheres empreendedoras que passaram pelo programa e se destacaram por continuarem ativas na rede e se reinventaram enquanto líderes após as mentorias, além de apresentarem crescimento financeiro em decorrência do impacto do programa.
Já o representante da categoria Master participará do EY World Entrepreneur Of The Year™️, etapa global do programa, que ocorrerá em junho, em Mônaco. Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa tem o objetivo de homenagear os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 400 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.
A EY estabeleceu uma meta ambiciosa de impactar positivamente 1 bilhão de pessoas até 2030 por meio de seu programa de responsabilidade corporativa, EY Ripples. A plataforma permite que colaboradores se engajem em iniciativas sociais e comunitárias de grande alcance.