Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Rafaella Justus, Ingrid Guimarães e Bárbara Paz: quando a cirurgia ortognática é indicada?

Procedimento é indicado após a fase de crescimento facial ter sido concluída, entre os 18 e 21 anos de idade, mas pode ser realizado em pessoas mais jovens quando há necessidade de intervenção precoce para corrigir problemas funcionais graves

Analice Nicolau

07/05/2024 17h00

Há pouco mais de um mês, Rafaella Justus chamou a atenção nas redes sociais ao revelar que, aos 14 anos, tinha se submetido à alguns procedimentos estéticos, entre eles uma cirurgia ortognática cujo objetivo é corrigir deformidades faciais e problemas de mordida que não podem ser tratados apenas com aparelhos ortodônticos. Mas para quem e em que circunstâncias esse método é indicado?

Para começar, essa é uma cirurgia recomendada para pacientes que apresentam deformidades dentofaciais significativas, como má oclusão dentária, desproporções na mandíbula ou maxila, mordida aberta, retrognatismo ou prognatismo. Esses problemas podem causar dificuldades na mastigação, fala e até mesmo afetar a autoestima do paciente.

Outra famosa que também já se submeteu ao procedimento foi a atriz Ingrid Guimarães. “Como a minha mandíbula de baixo era para frente, isso me dava muita dor de cabeça, prejudicava a mastigação e a fala. Tinha pouco prognatismo, mas iria aumentar com o tempo. Foram seis horas de cirurgia e fiquei quase um mês só tomando líquido. Parece que hoje em dia o procedimento está mais moderno. Não foi uma cirurgia estética, mas esteticamente melhora muito o rosto. Sou outra pessoa. Minha qualidade de vida melhorou muito também”, disse em uma entrevista.

Geralmente, esse procedimento é indicado após a fase de crescimento facial ter sido concluída, o que ocorre geralmente entre os 18 e 21 anos de idade. Porém, em alguns casos, pode ser realizado em pessoas mais jovens, especialmente quando há a necessidade de intervenção precoce para corrigir problemas funcionais graves.

Dentista, CEO e fundador da Smile University, uma edtech que, inovou no mercado de educação no Brasil e leva conhecimento aos dentistas de todo país, Matheus Marcondes destaca que a decisão de realizar a cirurgia ortognática é individual e deve ser feita após uma avaliação completa.

“Um planejamento cuidadoso é essencial para garantir resultados satisfatórios e a segurança do paciente. Cada caso é único, por isso existe a necessidade de uma avaliação completa. Além disso, também recomendamos a cirurgia para quem sofre apneia do sono ou distúrbios respiratórios relacionados à posição da mandíbula. Essas pessoas podem se beneficiar da realocação dos ossos da face para melhorar a passagem de ar durante o sono, reduzindo os sintomas da apneia e melhorando a qualidade de vida”, explica.

Smile University

Fundada em 2018 por Matheus Marcondes, dentista e ex-fundador da rede OralSin Franquias, a edtech, inovou no mercado de educação no Brasil e leva conhecimento aos dentistas de todo país, um portfólio de cursos on-line e presenciais, ensinando seus alunos conceitos e princípios de vendas, marketing, estratégia e também de gestão. Atualmente a Smile University já formou mais de 4.200 alunos, mais de 10 cursos e já faturou mais de R$20MM. O modelo da Smile University consiste em duas frentes: Educação e Resultado. As aulas são presenciais, nos eventos de Imersão mensalmente e ministradas semanalmente, todas as quarta-feiras, muitas vezes pelo próprio fundador e por profissionais do mercado, inclusive dentistas. Além dos cursos, a Smile University também investe no ecossistema de saúde com inteligência artificial, ferramentas de gestão, CRM, SaaS e de marketing. Todos os cursos contam com mentoria exclusiva e acompanhamento próximo aos alunos para garantir o aprendizado, crescimento e resultados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado