Para dar o saque inicial do Miami Open nesta quarta-feira (20), foi escolhido o tenista gaúcho Rafael Padilha, de 18 anos, participante do projeto social do Rede Tênis Brasil (RTB). A escolha por Rafael foi feita pelo Itaú Unibanco visto que o banco é apoiador tanto do projeto quanto patrocinador do torneio norte-americano.

“O tênis realmente vem transformando a minha vida e da minha família. Estou vivenciando momentos que nunca imaginei, todos proporcionados pelo tênis e que me fazem acreditar que posso seguir evoluindo e me tornar, quem sabe, um tenista profissional”, declarou o tenista brasileiro, Rafael Padilha.
O projeto sem fins lucrativos Rede Tênis Brasil (RTB), do qual Rafael faz parte, possui como um dos pilares realizar a transformação da vida de crianças e jovens por meio do tênis. Com a apresentação do tênis em escolas públicas e com oferecimento de aulas gratuitas do esporte e de reforço escolar, além de capacitar profissionais, o projeto desde 2014 fez com que mais de 80 mil crianças e jovens por todo o Brasil fossem apresentadas à modalidade.
Rafael relata que teve seu primeiro contato com o tênis quando tinha nove anos, por meio do, do projeto social do RTB, em Porto Alegre. Pouco tempo depois começou a jogar torneios estaduais e, atualmente, já disputa torneios juvenis nacionais. Fora das quadras, Rafael dedica seu tempo para o estudo do inglês, com o objetivo de conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade estadunidense. No último ano, através também do RTB e Itaú, o tênis gaúcho foi um dos sete jovens do projeto que conheceram os bastidores do torneio ATP Masters 1000.