Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Quem é Alexandre Sperafico? O ex-piloto que revoluciona o mercado de energia limpa no Brasil

Alexandre Sperafico, empresário e ex-piloto da Fórmula Indy, teve a ideia de empreender em energias renováveis em 2016

Analice Nicolau

29/03/2024 10h00

Atualizada 28/03/2024 13h52

Etiara e Alexandre Sperafico

Alexandre Sperafico, empresário e ex-piloto da Fórmula Indy, teve a ideia de empreender em energias renováveis em 2016 quando planejava a construção de sua casa em Cuiabá (MT). A vontade de desenvolver uma moradia sustentável sempre existiu, desde sua estadia pelos Estados Unidos, e com vinda para o Brasil era o momento ideal para colocar este projeto em prática. Com tantas dificuldades, a falta de estrutura, equipamentos e técnicas disponíveis em solo nacional, Alexandre inova e cria um modelo de negócio com a missão principal de democratizar a energia solar a todos; nasce então a Enerzee.

A ideia é oferecer sistemas solares em todo Brasil, com peço justo, sob medida, economizando energia elétrica e com a possibilidade de ganhos extras. Transformar e mudar o hábito do uso de energias poluentes com origem em combustíveis fósseis como o carvão mineral, gás natural e o petróleo.

“O nosso propósito é evoluir a habilidade em melhorar a vida das pessoas, oferecendo sair da dependência econômica de energias antigas, de altos custos e poluentes.”, comenta Sperafico.

Projeto social: “Power to Change” é o projeto social criado por Sperafico para Enerzee, dentro de suas diretrizes, que faz a doação de sistemas solares para instituições sem fins lucrativos. Já foram beneficiadas através desta ação: Hospital do Câncer, Lar de Idosos, AACC AACD, GRAACC entre outros.

Amante da velocidade: Sendo ex-piloto Alexandre tornou a Enerzee a única empresa brasileira que patrocina e apoia o piloto Lucas Di Grassi na Fórmula E, categoria de automobilismo organizada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) com carros exclusivamente elétricos. O contrato foi renovado para 2024, configurando 5 anos de parceria.

Inovador: Como CEO da Enerzee, apresentou em maio de 2022 seu primeiro showroom em Cuiabá (MT), cidade da sede nacional da “energytech” criada e comandada pelo empresário e ex-piloto da Fórmula Indy Alexandre Sperafico. O espaço sensorial, apresenta o conceito inovador de “um mundo de possibilidades” e trará uma grade de experiências aos visitantes, revelando todos os benefícios em que a transição para energia solar traz a cada um de nós, ao nosso planeta e ao bolso de todos.
“Desenvolvemos este showroom através de um conceito inovador, inédito, no Brasil, onde cada pessoa poderá sentir, e entender, todas as vantagens que a geração de sua própria energia, através de sistemas fotovoltaicos, pode melhorar a vida de todos os brasileiros dentro de casa. Temos a missão de impulsionar a transição energética em nosso país, e por isso, decidimos apresentar os showrooms em shoppings de grande circulação, para que seja uma tecnologia acessível a todos, com todas as vantagens e oportunidades que já estão disponíveis no mercado”, comenta Alexandre Sperafico.


Democratizando a energia solar no Brasil, com zero investimento: lançou o Ezee Solar, uma nova solução onde o cliente passa a gerar energia renovável na sua casa ou empresa com redução dos gastos mensais com energia de até 30% e zero de investimentos. Além disso, no final do contrato, o equipamento passa a ser do cliente. Com o Ezee Solar, o cliente não precisa se preocupar, a Enerzee fica responsável por todas as etapas desse projeto, incluindo dimensionamento, compra dos equipamentos, licenciamento junto a distribuidora local e instalação da usina solar. A Enerzee e a REVO Energia também ficarão responsáveis pela gestão e manutenção da usina solar durante todo o prazo contratual, que dura em média de 10 a 15 anos. O cliente não faz qualquer investimento. Todo o investimento na compra dos equipamentos, licenciamento e instalação da usina será de responsabilidade da Enerzee, incluindo as despesas com a manutenção e gestão da usina durante todo o prazo contratual. E após o término do prazo do contrato, a usina é transferida 100% para o cliente, sem nenhum investimento. A Enerzee oferece o Ezee Solar para todo o Brasil.
Em apenas 6 anos Alexandre Sperafico consolidou a Enerzee como uma das principais integradoras da multinacional brasileira WEG. A empresa destaca-se pela excelência em serviços, contando com uma equipe de Engenharia preparada para atender projetos de qualquer magnitude. A Enerzee já deixou sua marca em todo o território brasileiro instalando mais de 2.000 usinas fotovoltaicas, transformando o cenário energético do país e promovendo a transição para fontes mais limpas e sustentáveis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado