Heitor Castro, líder no ensino de música a distância no Brasil, é um entusiasta. O professor de música faz desafios a seus alunos e reembolsa aqueles mais dedicados que mostram bons resultados.
“Eu tenho prazer em ensinar e vejo muitos professores dizendo que têm essa missão, então quis colocar em prática esse valor. Ensinar vai muito além do retorno financeiro, é a alegria em poder compartilhar o conhecimento e a arte. De modo claro, com a dedicação do aluno, eu vou arcar com os custos do ensino, sem receber nada por isso. É uma forma de incentivar os estudantes a se aplicarem de corpo e alma no curso, estimulando assim todo o aprendizado possível” explica o musicista.

O professor e artista iniciou a implementação do método através do seu curso de violão “Fingerstyle”. O processo é simples: o aluno precisa apresentar três músicas, selecionadas previamente por Heitor. Se o aprendiz mostrar dedicação e cumprir o desafio, todo o investimento do curso será reembolsado ao estudante. A ideia é tornar a música mais acessível e garantir um retorno financeiro nos estudos.

“O Fingerstyle é uma técnica de tocar violão na qual não há a necessidade de usar palheta. No curso, nós adotamos um método de divisão da música em camadas. Primeiro, o aluno aprende os acordes, como deve ser executado cada um e suas formas. Depois, ele segue aprendendo um pouco mais da melodia, e aos poucos vai harmonizando os acordes juntamente com a melodia e percussões feitas com a mão direita no próprio violão. Aos poucos, ele vai misturando sons e sentidos, conciliando ambos os conhecimentos”, diz o professor.
Créditos: Divulgação
Heitor Castro planeja implementar a metodologia no segundo semestre do ano, com alunos já matriculados no curso. A ideia é receber novos estudante e, aos poucos, inserir a dedicação e boa prática nos calouros. Para Heitor, seu maior objetivo como professor é fazer com que o aluno crie independência dos meus ensinamentos, e consiga trilhar seu próprio caminho na música.
Antes analista de sistemas, Heitor construiu sua carreira na música, tendo gravado discos autorais e regido parte da Orquestra de Londres, para o álbum “Spiritual Jazz”, no Abbey Road. Foi aí que decidiu unir o conhecimento musical e tecnológico para inovar no ensino cultural brasileiro. Durante uma de suas aulas em uma das unidades de sua própria escola, a Mais que Música, ele recebeu um conselho que iria mudar sua vida. Para facilitar o aprendizado, um de seus alunos sugeriu que ele guardasse o material em um site recém-inaugurado – o Youtube, onde hoje Castro possui mais de 2 milhões de inscritos e cerca de 170 milhões de visualizações.
A iniciativa de levar as aulas para o ambiente virtual evoluiu, e ele decidiu criar seu próprio curso de música online, líder no Brasil e na América Latina. Dessa forma, surgiu o “Método Tríade”, uma aplicação diferente no ensino artístico, que mistura teoria e prática, dois pilares da educação musical, e acrescenta o elemento motivacional. Dessa forma, ele garante que o aluno se diverte enquanto aprende.
“A função da música é divertir e motivar, então esse método foi pensado para inspirar os alunos a partir daquilo que mais os atrai dentro da arte. Nós utilizamos o gosto musical de cada um para preparar o conteúdo através da sua personalidade. Digamos que o aluno seja fã de divas pop, conseguimos estudar música através da Madonna e da Beyoncé, e isso vale pra qualquer estilo”, explica.
A ideia rapidamente se tornou um sucesso, e hoje a rede conta com mais de 73 mil alunos, e aproximadamente 200 mil cursos vendidos. Para o professor, seu maior objetivo enquanto educador e artista é mostrar a seus alunos que é possível viver da música, e que a arte pode transformar vidas – como foi seu caso, que através dela conheceu Angélica, sua esposa e mãe do seu filho caio.
“Tudo que sou hoje tenho que agradecer a música, até mesmo meu casamento. Conheci minha esposa através das redes sociais, depois que postei um vídeo cover e ela comentou elogiando. A música me deu uma carreira, uma família e uma vida. Então o que passo para meus alunos é que, não importa os obstáculos, se você fizer o que ama, vai dar certo”, finaliza Heitor.