Pindamonhangaba, no interior paulista, tem vivenciado uma crescente procura por parte de turistas. Unindo tecnologia e sustentabilidade, a cidade aposta no turismo inteligente para atender à crescente demanda de viajantes.


A cidade, carinhosamente apelidada de “Cidade Histórica e das Serras”, está implementando avanços tecnológicos significativos para atender à crescente demanda que procuram experiências únicas e personalizadas. Para isso, aposta em ações modernas, como o aplicativo “Novo Turismo Pinda”, disponível nas principais plataformas de aplicativos, e a instalação de totens de realidade aumentada em locais estratégicos, como o Palacete 10 de Julho e o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Essas iniciativas, junto ao Wi-Fi gratuito e à acessibilidade ampliada, garantem que Pindamonhangaba não apenas atraia visitantes, mas também ofereça uma experiência rica e memorável.


Créditos: Prefeitura de Pindamonhangaba
“O aplicativo é mais uma ferramenta fundamental para que todos possam acessar com rapidez o que o município pode oferecer aqueles que visitam ou que pretendem visitar nosso município”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 2,8% para o setor de turismo em 2024 e de 7,3% em relação a 2022. Diante dessa estimativa, Pindamonhangaba se destaca pela inovação para atrair visitantes.
“Inovamos na criação de uma plataforma que faz o turista ter uma experiência imersiva, a união do novo com a história, o virtual e o real. Essa disrupção que a gestão pública pode provocar na sociedade propõe novas formas de interagir com o legado, utilizando os recursos de forma inteligente”, afirma Danilo Velloso, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos
Ao mesmo tempo um refúgio histórico e um polo de inovação tecnológica, Pindamonhangaba oferecer um universo do turismo inteligente e tecnológico, que pode ser conhecido através do link.