A ansiedade infantil e o apoio às famílias estarão presentes na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior evento cultural da América Latina. O evento ocorre de 6 a 15 de setembro no Distrito Anhembi e terá Fernanda King no dia 12 com uma tarde de autógrafos do livro “A bailarina e a flor”.
A pedagoga, fundadora da Escola Petit Kids e palestrante vai destacar o livro que aborda a temática global da ansiedade infantil das 15h às 18h, no Stand B87 da Editora Appris, e promete surpresas como contação de histórias com personagens do livro, sorteios e distribuição de brindes. Com ilustrações de Lya Alves, o livro de 36 páginas conta a história de uma menina que não consegue parar de pensar no dia de sua apresentação de balé. Apesar de ter ensaiado intensamente, no dia do espetáculo, ela enfrenta diversas preocupações e uma coisa inesperada acontece. Diante desse desafio imprevisto, a jovem bailarina precisa se superar para realizar sua apresentação.
A ideia do livro surgiu a partir da observação de situações de ansiedade entre crianças. “É normal a criança sentir ‘frio na barriga’ quando vai subir ao palco para participar de uma peça ou apresentar um trabalho na sala. Crianças pequenas já sentem ansiedade e o livro aborda essas e outras questões importantes, como a participação ativa da família na vida dos filhos”, diz Fernanda.
Ela ressalta, ainda, o tema central da obra: ansiedade na infância, que se tornou um dos assuntos mais discutidos do ano não apenas pela sua relevância, mas também pelos eventos recentes, como o lançamento de “Divertidamente 2” e do livro “A geração ansiosa”, de Jonathan Haidt, um psicólogo social renomado, que investigou profundamente o comportamento das novas gerações, influenciadas pela constante exposição às telas.
Fernanda, além de pedagoga, também é mãe e vive diversas realidades no seu cotidiano. Ela destaca que o livro aborda a importância da presença dos pais na vida dos filhos. “Pais que criam vínculos amorosos com a criança desde o nascimento são decisivos na formação de indivíduos socialmente equilibrados”, conclui.