Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Médico do Hospital Felício Rocho é o primeiro mineiro a realizar cirurgia bariátrica integralmente robótica

Especialista explica como o uso do robô cirurgião pode auxiliar no melhor desempenho dos profissionais durante as cirurgias

Analice Nicolau

08/07/2024 18h00

whatsapp image 2024 07 08 at 15.29.10 (3)

whatsapp image 2024 07 08 at 15.29.10 (3)

Seguindo sua missão de cuidar das pessoas e não medir esforços em planejamento e investimentos palpáveis em virtude do melhor que a medicina moderna pode apresentar, o Hospital Felício Rocho confirma mais uma vez seu pioneirismo. O passo da vez foi dado pelo médico Pablo Hübner, cirurgião geral e bariátrico, que acabou de se consagrar como o primeiro especialista mineiro a realizar uma cirurgia bariátrica integralmente operada pelo auxílio robótico.

Pablo é médico do Hospital Felício Rocho e se especializou neste tipo de procedimento, além de dominar outros tratamentos cirúrgicos de patologias abdominais como cirurgia da vesícula e das vias biliares, cirurgias das hérnias e outros procedimentos dessa natureza. Com a robótica, sua familiaridade vem de longa data. Tanto que a soma de conhecimentos lhe favoreceu para alcançar o posto.

Com apenas Hübner, o paciente e robô na sala, o procedimento foi um sucesso. Diferente de uma bariátrica convencional, a cirurgia robótica é um método que não exige grandes cortes e o médico usufrui do apoio do dispositivo para cada etapa. Essa tecnologia auxilia com visualização em três dimensões, alta definição, e com movimentos precisos e em tempo real controlados através de um console.

“A cirurgia robótica proporciona ao cirurgião uma precisão excepcional, graças à capacidade de visualização ampliada e tridimensional do campo cirúrgico e à capacidade dos instrumentos robóticos de realizarem movimentos finos e controlados. Isso é especialmente crítico quando se trabalha em torno de estruturas delicadas”, explica o especialista.

“Como a cirurgia robótica é realizada através de pequenas incisões, o trauma nos tecidos ao redor é significativamente reduzido em comparação com as técnicas cirúrgicas tradicionais. Isso resulta em menos dor e menor risco de infecção.” afirma o médico.

Correu tudo bem com a operação de Hübner e o paciente passa bem. Ainda que o médico do Hospital Felício Rocho tenha puxado a fila neste procedimento específico, a robótica já faz parte da estrutura da instituição há algum tempo. Em junho de 2020, por exemplo, o Hospital comemorava a marca de mil cirurgias robóticas realizadas, somando todas as especialidades. Hoje, esse número é ainda maior que 2.500.

O impacto da utilização desses robôs durante as cirurgias fica evidente na eficiência das intervenções e na qualidade de vida pós-operatória dos pacientes. Benefícios como a rapidez na recuperação e retorno as atividades cotidianas, menor dor após a cirurgia, diminuição no risco de infecção e a redução de complicações são fatores que destacam o uso dessa tecnologia.

Além disso, a precisão e o controle aprimorados minimizam o sangramento durante a cirurgia. Diante desse cenário, a integração da cirurgia robótica nas práticas médicas relacionadas à bariátrica representa um salto significativo na possibilidade de se oferecer tratamentos mais seguros e eficazes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado