A KPMG anuncia as 10 startups brasileiras classificadas para a próxima etapa nacional do prêmio “Global Tech Innovator 2024”. O objetivo da iniciativa é reconhecer startups inovadoras e empreendedoras de tecnologia que estejam prontas para levar inovações e negócios para novos patamares. A relação das 10 startups brasileiras classificadas, por ordem alfabética, é a seguinte: Abstra (SAAS); Biozer (Cleantech); Chemical Inovação (Cleantech); Huna (Healthtech); Lemon Energia (Energytech); Luckie Tech (Healthtech); Orby (Healthtech); PBSF (Healthech); SO+MA (ESGtech); e Stattus4 (Cleantech).
“A quarta edição da nossa premiação mostrou, mais uma vez, que há excelentes startups brasileiras cujos negócios não são apenas inovadores, mas podem também ser escalados globalmente. As classificadas são de diferentes áreas, desde startups que detectam câncer de forma precoce usando Inteligência Artificial, até casos de empresas que atuam em questões climáticas sensíveis, no combate ao desperdício de água utilizando IA e captação de áudio, e outras atuantes no desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia. Outro dado interessante é que metade das classificadas têm mulheres na liderança”, afirma Diogo Garcia, sócio-diretor líder da Premiação Tech Innovator no Brasil.
As 10 startups classificadas deverão realizar uma apresentação virtual para um grupo de jurados da KPMG no dia 12 de setembro. Após esta etapa, cinco serão selecionadas para fazerem pitches a um seleto grupo de jurados externos: Carolina Strobel (Antler), Eitan Blanche (Google), Pedro Waengertner (Ace Ventures), Carol Paiffer (Atom), Paulo Alencastro (Unico Idtech), Sergio Rocha (Agrotools), Daniel Moura (Pix Force – vencedor 2023), Tarcila Ursini (Copresidente do Conselho Sistema B Brasil), Marcos Gurgel (iFood) e Leonardo Vedolin (Dasa). Esta etapa será a grande final nacional e está agendada para o dia 18 de setembro.
Cada concorrente será julgado e pontuado nos seguintes critérios: disrupção e inovação, potencial de mercado, adoção do cliente, tração e marketing de mercado, potencial a longo prazo, qualidade do pitch. Uma única startup será escolhida como vencedora, e representará o Brasil na grande final global durante o Web Summit 2024, em Lisboa, Portugal, entre os dias 11 e 14 de novembro. Na ocasião, representantes de todos os países participantes poderão apresentar os planos de crescimento a um painel internacional de jurados. Deslocamento e hospedagem da startup vencedora da etapa brasileira serão custeados pela KPMG.
“Com inovação, resiliência e criatividade, 10 startups chegaram na reta final da etapa nacional da competição e, a partir de agora, buscarão o primeiro lugar no pódio. Os vencedores de cada país terão acesso a um ambiente global direcionado para o crescimento das operações e o sucesso dos negócios. Estarão juntos com aqueles que já utilizam tecnologias inovadoras e apresentam potencial para atingirem escala mundial”, afirma Carolina de Oliveira, sócia-líder de Private Enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul.
Somente uma startup será a ganhadora final da competição, a qual será considerada líder tecnológica e uma das empresas mais inovadoras do mundo. Além disso, as empresas vencedoras de cada país serão apresentadas no “Winners Report”, da KPMG, e poderão se conectar com figuras renomadas, especialistas do setor e influenciadores mundiais desse mercado.