Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, dia que é comemorado o dia da visibilidade trans, as influenciadoras Suellen Carey, 36, e sua irmã Carla Potyra, 39, decidiram fazer revelações acerca das situações de transfobia que passaram desde que saíram do Brasil e partiram para Londres, à procura de respeito e aceitação.
- Carla Potyra e Suellen Carey revelam ambiente de Londres para pessoas trans
“Decidimos falar agora, durante o dia da visibilidade trans, para destacar as situações que enfrentamos aqui em Londres. Queremos chamar a atenção para a realidade que muitos transgêneros enfrentam diariamente, mesmo em lugares que imaginamos serem mais tolerantes”, revela Suellen.
- Dia da visibilidade trans comemorado no dia 29 de janeiro é fundamentado na luta por igualdade e respeito
Nascidas em Belo Horizonte (MG), as irmãs expõem que sofrem transfobia em dose dupla, desde da infância; e contam experiências chocantes de preconceito, como um incidente ocorrido em uma loja de celulares que as fizeram chamar a polícia: “Ficaram nos detratando e xingando, simplesmente porque somos trans. É triste perceber que, mesmo em uma cidade como Londres, ainda enfrentamos atitudes tão discriminatórias”, desabafa Carla. Outro fato relatado, só que por Suellen, é a surpresa das pessoas quando descobrem o laço sanguíneo de ambas: “É curioso ver a reação das pessoas quando descobrem que somos irmãs. Parece que ainda existe um estigma em torno da ideia de transgêneros formarem laços familiares”.
“Isso é inaceitável. A violência contra a comunidade trans está atingindo níveis alarmantes, e é preciso conscientizar as pessoas sobre a gravidade dessa situação”, declara Carla sobre o esfaqueamento de uma jovem de apenas 16 anos em Londres pelo fato dela ser transgênero. Segundo Suellen, a eleição de Rishi Sunak, político de extrema direita e conservador, em 2022, para o cargo de primeiro-ministro, fez com que o número de casos de transfobia no Reino Unido aumentasse: “Depois que entrou o primeiro ministro de extrema direita, as pessoas se revelaram mais transfóbicas”.
Por meio desses relatos repletos de coragem e determinação, as irmãs Suellen Carey e Carla Potyra desejam que ao compartilharem suas histórias, elas contribuam para a conscientização e o combate à transfobia, não somente em Londres, mas como em todo planeta. Devido a isso é ressaltada a importância do dia da visibilidade trans, que funciona como um aviso de que a luta pela igualdade e respeito permanece, mesmo em meio aos desafios encarados por aqueles que ousam serem genuínos.

