Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Filho de Letícia Dorneles é selecionado para representar o Colégio Salesiano na OBMEP

Patrick Dornelles, de 13 anos, vai disputar a Olimpíada Brasileira de Matemática representando o Colégio Salesiano

Analice Nicolau

29/04/2024 10h00

O filho da autora, escritora e jornalista e apresentadora Letícia Dorneles ganhou destaque no mundo dos números. Patrick Dornelles, de 13 anos, vai disputar a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) representando o Colégio Salesiano.


Patrick foi selecionado pela escola em que estudo na 8ª série do Ensino Fundamental para participar da OBMEP e a conquista foi celebrada pela mãe nas redes sociais:

As provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontecem no dia 04 de junho e Patrick conta o que o motivou a participar de uma disputa em uma área bem diferente à qual a mãe se dedica. “É uma matéria que eu gosto de estudar. Quando soube da Olimpíada, eu achei o máximo. Geralmente os alunos detestam Matemática. É que fica todo mundo dizendo que é difícil. Mas não é. Se o aluno for para a aula tranquilo, vai aprender. Precisa de foco”, diz.


O jovem conta ainda como foi sua preparação e quais são as expectativas para a próxima etapa. “[Me preparava com] Aulas em sala de aula e uma lida em casa. [Quero] Participar com tranquilidade para representar bem o meu colégio”, afirma.


Apesar do sucesso na matemática, Patrick revela que herdou da mãe o gosto também pelos livros. Em especial por Rui Barbosa, a quem Letícia Dorneles dedicou vários trabalhos. “Minha mãe presidiu a Fundação Casa de Rui Barbosa e eu acompanhava sempre. Adorava visitar o Museu com os livros do seu Rui. Sinto saudades dele e da Casa. Seu Rui era um brasileiro especial”, conta. O jovem ainda aproveita para indicar uma obra a outros estudantes: “Oração aos Moços. Minha mãe fez exposição sobre o seu Rui na ONU e traduziu esse livro para vários países. É um livro fácil para começar. Parece que seu Rui fala com a gente sentado no sofá de casa”, explica.


Sobre a conquista vivida pelo filho, Letícia revela que quer mesmo é deixá-lo aproveitar o momento e que “Eu tento não interferir. Para deixar Patrick saborear o momento que é só dele. Tenho muita fé nos meninos e meninas do Brasil”, finaliza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado