A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) foi classificada entre as 1000 maiores empresas brasileiras de 2024, ocupando a 680ª posição no renomado Anuário Valor 1000, publicado em parceria pelo Valor Econômico, Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef). A classificação é baseada na análise de dados públicos ou fornecidos pelas empresas, destacando a receita líquida, eficiência financeira e responsabilidade social.
O ranking, que organiza as empresas em 27 setores econômicos, revelou a solidez da Expocacer no segmento cafeeiro. “Atribuo o resultado à confiança e à parceria dos cooperados, ao trabalho da equipe de colaboradores, sem os quais não estaríamos entre as 1000 maiores do Brasil”, afirmou Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer.
Fundada em 1993, a Expocacer tem sede em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, e exporta café para mais de 30 países. A cooperativa também teve destaque no agronegócio, ocupando a 72ª posição entre as maiores do setor. Além disso, foi ranqueada em 4º lugar entre as cooperativas cafeeiras de Minas Gerais pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).
Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer, celebrou o feito e destacou a importância da cooperativa na economia da região. “Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo. Promovemos uma cafeicultura vanguardista e colaborativa, que visa o crescimento conjunto dos nossos cooperados e parceiros”, disse Lima.
O Anuário Valor 1000, considerado uma das mais prestigiadas publicações sobre a economia brasileira, avalia mais de 1000 empresas com base em seus balanços financeiros e contábeis. A Expocacer, além de figurar entre as maiores do país, também se consolidou entre as principais cooperativas do agronegócio, fortalecendo ainda mais sua reputação no mercado.
Nos últimos anos, a cooperativa investiu em infraestrutura e sustentabilidade, contando com armazéns capazes de estocar mais de 1 milhão de sacas de café, atendendo 720 produtores e promovendo o café brasileiro em todo o mundo.