Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Expocacer é pioneira no Brasil a conquistar Selo Ouro de Inventário de Carbono

A cooperativa de cafeicultores é a primeira a obter o reconhecimento no setor, com metodologia GHG Protocol validada pela FGV.

Analice Nicolau

23/08/2024 15h00

whatsapp image 2024 08 23 at 14.18.46

whatsapp image 2024 08 23 at 14.18.46

A Expocacer, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, tornou-se a primeira cooperativa de café do Brasil a conquistar o Selo Ouro de inventário de carbono. O reconhecimento foi confirmado durante o evento anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) nesta quarta-feira, 21. Este feito ressalta o compromisso da Expocacer com a sustentabilidade, destacando a cooperativa como pioneira no setor.

O Selo Ouro foi concedido após a validação do inventário de carbono da Expocacer, realizado com a metodologia GHG Protocol e auditado por uma certificadora independente. Este inventário, fruto de anos de esforços contínuos da cooperativa, foi o primeiro conduzido em parceria com a FGV, marcando um avanço significativo na agenda ESG (ambiental, social e de governança) da organização.

“A Expocacer vem realizando inventários de suas emissões há alguns anos e este é o nosso primeiro em parceria com a FGV. Estamos muito orgulhosos de unir forças com uma instituição renomada, com o objetivo de aprimorar ainda mais o nosso trabalho em prol de uma sustentabilidade real,” declarou Farlla Gomes, Gerente Técnica em Sustentabilidade da Expocacer.

Além de reafirmar a transparência e o compromisso da cooperativa com as mudanças climáticas, o inventário de carbono fornecerá uma base estratégica para a Expocacer em seu plano de mitigação e redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). Esse planejamento é essencial para identificar oportunidades de redução de emissões e aprimorar as ações já em andamento.

“Com o inventário, vamos destacar nossa transparência e responsabilidade em relação ao meio ambiente, às pessoas e às futuras gerações,” afirmou Farlla Gomes, destacando a importância do reconhecimento.

Segundo Fabiano Melo, proprietário da Agrocert Consultoria e Projetos, empresa que auxiliou na construção do inventário, a iniciativa permitirá à cooperativa rastrear seus processos de emissão, facilitando a definição de metas de redução e a comunicação dos resultados de forma transparente aos parceiros e consumidores.

“Com o inventário, a cooperativa realizará o rastreamento dos processos, direcionando para as metas de diminuição dos GEE e comunicando, de forma transparente, os resultados obtidos aos seus parceiros nacionais e internacionais, além de consumidores finais de toda cadeia do café,” explicou Melo.

Esse reconhecimento coloca a Expocacer na vanguarda da sustentabilidade no setor cafeeiro, sendo uma referência para outras cooperativas no Brasil e no mundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado