Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

“Evento do bem” mediado por Pedro Bial aborda histórias de refugiados nesta segunda (4)

A jornalista Simone Duarte e a responsável pelo projeto de bibliotecas para crianças refugiadas em Roraima, Stephanie Habrich, dividem relatos sobre o tema em evento promovido pelo grupo Mulheres do Brasil

Analice Nicolau

04/07/2022 13h30

A jornalista Simone Duarte e a responsável pelo projeto de bibliotecas para crianças refugiadas em Roraima, Stephanie Habrich, dividem relatos sobre o tema em evento promovido pelo grupo Mulheres do Brasil

 
O que leva uma pessoa a abandonar sua casa, sua família, e buscar proteção em outros países? O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes, realiza nesta segunda-feira (4), às 19h, a 4ª edição do “Evento do Bem”, com a participação do jornalista e apoiador da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Pedro Bial, que conversará com a escritora e jornalista Simone Duarte sobre a experiência daqueles que, apenas por haver nascido em determinados países, tiveram suas existências transformadas, e, na maioria das vezes, de forma devastadora. ??A abertura do evento será feita por Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Simone Duarte é autora do livro “O Vento Mudou de Direção: o onze de setembro que o mundo não viu” (editora Fósforo), no qual revela a vida de pessoas que nada teriam em comum, não fosse a tragédia do atentado às Torres Gêmeas em Nova York, em 2001, e suas consequências. Ao dar voz a essas personagens, a jornalista faz emergir a ponta de um iceberg de histórias que o Ocidente desconhece e nos lembra dos perigos de aceitar uma narrativa única. 
A conversa contará também com a escritora franco-alemã Stéphanie Habrich. Stéphanie cresceu no Brasil, deixou o trabalho no mercado financeiro, movida pelo desejo de transformar a juventude. Foi ela a responsável pelo projeto “Mi casa, tu casa”, de criação de bibliotecas para crianças e jovens refugiadas em Roraima. 


“Toda história tem versões. Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer algo que lhes é desconhecido e possam refletir sobre o que podem fazer para ajudar alguém que perdeu tudo a se integrar num novo país”, afirma Eliane Figueiredo, líder do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes.

Segundo o ACNUR, há 26,4 milhões de refugiados no mundo, e 82,4 milhões de pessoas são deslocadas à força globalmente. O Brasil tem recebido mais refugiados nos últimos anos, sobretudo em razão da crise na Venezuela. “Precisamos de um olhar humano e cuidadoso sobre o tema”, ressalta Eliane Figueiredo. 
Ao final do bate-papo, Simone Duarte estará autografando seu livro, cuja parte da renda será revertida para projetos de capacitação, empreendedorismo e empregabilidade do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes do Grupo Mulheres do Brasil. 
O Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes realiza uma série de eventos intitulados “Evento do Bem”, que têm o objetivo de fomentar a capacitação, o empreendedorismo e a empregabilidade de refugiados e migrantes. Esta edição conta com o apoio do ACNUR, do TozziniFreire Advogados e da Editora Fósforo.
 
Os interessados podem obter mais informações e se inscrever através do site https://www.sympla.com.br/evento/o-outro-lado-o-que-leva-uma-pessoa-abandonar-sua-casa-familia-e-buscar-protecao-em-outros-paises/1627428

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado