Mais de 100 estudantes da Escola Vital Luíz, em Abadia de Goiás, estão fazendo a diferença no combate às mudanças climáticas. Nesta sexta-feira (29), eles participam do plantio de 1.000 árvores no Parque do Lago, como parte da Virada Ambiental, iniciativa promovida pela Localiza Urbanismo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.
A ação marca o início do reflorestamento de 10 mil m² do parque, uma área que anteriormente era destinada a pastagem e lavoura, mas que agora está sendo transformada em um espaço urbano planejado, com foco na sustentabilidade. “O nosso objetivo é incentivar toda a sociedade, especialmente as crianças, a desenvolverem um olhar mais cuidadoso e atento com o meio ambiente”, afirma Danilo Tavares, sócio-diretor da Localiza Urbanismo.
As mudas, doadas pela prefeitura, serão plantadas por alunos de oito a 10 anos, professores e outros convidados. A urbanizadora, responsável pela implantação do Parque do Lago, também assumirá a manutenção das árvores plantadas. O projeto visa não apenas o reflorestamento da área, mas também a criação de um ambiente ecologicamente equilibrado, com a inclusão de novas espécies de árvores nativas, que vão contribuir para a preservação da biodiversidade local.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Divino Alves dos Santos, a iniciativa é um marco para o município. “O reflorestamento da nascente é algo importantíssimo e a arborização em volta do lago vai proporcionar uma estética que agrega valor e beleza ao local. Será um grande avanço para nossa cidade”, destacou.
A campanha reforça a importância da educação ambiental para criar uma geração consciente sobre os desafios ecológicos. “As crianças são agentes de transformação da sociedade. Elas vão disseminando a grande ideia de preservar a natureza e logo serão defensoras desse projeto intitulado Cidade Verde”, completou o secretário.
O Parque do Lago, que faz parte do bairro planejado Reserva do Bosque, está sendo projetado como um espaço de convivência e preservação ambiental. Com iniciativas como essa, Abadia de Goiás dá um exemplo de como aliar urbanização ao cuidado com o meio ambiente. A Localiza Urbanismo também tem investido em projetos semelhantes em outras regiões, buscando promover um desenvolvimento urbano sustentável, onde a natureza e a urbanização coexistem de forma harmônica.
Com o plantio das 1.000 árvores, a cidade não só avança na criação de um parque sustentável, mas também fortalece a conscientização ambiental entre as novas gerações, preparando-as para serem protagonistas em um futuro mais verde e equilibrado.