Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Especialistas brasileiros participam de revisão histórica na oncologia

Dra. Angelita Gama e Dr. Rodrigo Perez, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, integram equipe da Asco na atualização de diretrizes para câncer colorretal

Analice Nicolau

21/08/2024 13h30

whatsapp image 2024 08 21 at 13.31.27

Pela primeira vez, especialistas latino-americanos participam da revisão das diretrizes para o tratamento de câncer colorretal avançado, realizadas pela American Society of Clinical Oncology (Asco). Os cirurgiões Prof.ª Dra. Angelita Gama e Dr. Rodrigo de Oliva Perez, do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, foram convidados para integrar a equipe responsável pela atualização das recomendações para o tratamento do câncer de reto, publicadas recentemente no Journal of Clinical Oncology (JCO).

A participação dos médicos brasileiros é histórica, uma vez que é a primeira vez que especialistas da América Latina contribuem diretamente para a revisão dessas diretrizes. A Asco reuniu um time de renomados especialistas para analisar a literatura científica publicada entre 2013 e 2023, com o objetivo de identificar estudos relevantes, incluindo ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas, que embasassem as novas recomendações. Ao todo, foram considerados 12 ensaios randomizados, duas revisões sistemáticas e um estudo não randomizado.

As novas diretrizes abordam, pela primeira vez de forma detalhada, a estratégia “Watch and Wait” (Observar e Esperar), um método idealizado pela Prof.ª Dra. Angelita Gama na década de 1990, que vem ganhando reconhecimento mundial como uma alternativa válida para pacientes com câncer da porção distal do reto que apresentam resposta clínica completa após tratamento com rádio e quimioterapia. Essa estratégia permite o acompanhamento rigoroso dos pacientes, evitando a necessidade de uma cirurgia radical, que pode resultar em complicações significativas e até em uma colostomia definitiva.

“É extremamente gratificante ver que nossos estudos e práticas estão sendo considerados na principal sociedade de oncologia clínica do mundo. Ter nossa abordagem ‘Watch and Wait’ destacada nas novas diretrizes da Asco é um marco não só para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mas também para a medicina brasileira como um todo”, comenta Dr. Rodrigo de Oliva Perez, chefe do Núcleo de Coloproctologia e Intestinos do hospital.

A atualização das diretrizes também reflete uma mudança na abordagem do tratamento do câncer de reto, propondo um tratamento global e individualizado dos pacientes, com base em achados específicos de exames de ressonância magnética dedicada, uma prática já consolidada pelas equipes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo Dr. Perez, “essa personalização do tratamento, orientada por exames de imagem específicos, é essencial para aumentar a eficiência e assertividade no diagnóstico e manejo do câncer de reto”.

A inclusão dos especialistas brasileiros na revisão das diretrizes da Asco destaca a crescente relevância do país no cenário global da oncologia e reflete a qualidade e a inovação das práticas adotadas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que agora têm um impacto direto na medicina mundial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado