Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Encontro de Gerações encerra programação da edição 2024, em Ceilândia, no Distrito Federal

Iniciativa leva música e ações de valorização da pessoa idosa para escolas, Centros de Convivência e espaços públicos

Analice Nicolau

03/06/2024 15h00

O projeto Encontro de Gerações encerra, nesta terça-feira (04), a partir das 14h, o ciclo de apresentações da edição 2024. Com o objetivo estimular a troca de experiência intergeracional e promover uma reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa, a iniciativa reúne os veteranos do grupo Poetas do Samba e os jovens da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília para apresentações musicais e rodas de conversa.


A Associação dos Idosos Ceilândia será palco da última apresentação desta edição, que teve oito regiões administrativas recebendo a programação itinerante, entre os meses de abril e junho: Varjão, Núcleo Bandeirantes, Taguatinga, Guará, Candangolândia, Ceilândia e Samambaia. As ações foram realizadas em Centros de Convivência de Idosos, escolas e espaços públicos do Distrito Federal.


De acordo com a idealizadora e coordenadora do Encontro de Gerações, Ester Braga, o projeto fala sobre direitos humanos, cidadania e valorização da nossa história. Ela destaca que as atividades são uma forma de levar, para dentro das escolas, o debate sobre a importância da pessoa idosa na sociedade e ações de conscientização a respeito do aumento da violência contra essa parcela da população.


Segundo dados do levantamento realizado pelo Tribunal de Justiça do DF, em 2023, foram denunciados mais de três mil crimes contra idosos. O relatório aponta também que, entre 2020 e 2023, 54% dos agressores de pessoas idosas na capital do país eram filhos. Em 2022, a residência era o local mais comum de violências, com 53% dos casos.


“Esse mapeamento mostra como o etarismo, a violência psicológica, a violência financeira, a negligência e o abandono da pessoa idosa têm aumentado no DF e no país. A ideia do Encontro de Gerações é que a gente, além da música, leve para esses jovens a conscientização da valorização da pessoa mais velha. E, para os mais velhos, mostrar que a idade não te paralisa. É preciso ter autonomia, conhecer os seus direitos”, frisou Braga.


O Encontro de Gerações é realizado em parceria com o Instituto Latinoamerica, com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio da Agenda Cultural Brasília e do Ponto de Cultura Waldir Azevedo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado