O empreendedorismo feminino ganhou um aliado de peso em 2023, quando o programa Sebrae Delas se consolidou como uma ferramenta essencial para mulheres que empreendem ou desejam iniciar seus negócios. Com presença em todos os estados brasileiros, o programa alcançou mais de 150 mil mulheres, oferecendo cursos, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de competências emocionais.

Sebrae Delas impacta mulheres empreendedoras em todo o país
Apesar dos avanços, uma pesquisa encomendada pelo Sebrae revela que as mulheres ainda enfrentam grandes desafios, incluindo falta de apoio para abrir ou gerir pequenas empresas, carga desproporcional de cuidados familiares e casos de discriminação de gênero. A coordenadora nacional, Renata Malheiros, destaca a mudança cultural necessária e a importância de envolver homens como aliados nesse processo.

Renata Malheiros, destaca a mudança cultural necessária e a importância de envolver homens como aliados nesse processo
Um exemplo inspirador é a história de Lillian Miyuri Yamauchi, proprietária da “Mimos para Todos”, um e-commerce de brinquedos educativos. Lillian, que passou pelo programa Sebrae Delas, destaca a importância do autoconhecimento e do apoio recebido nos momentos difíceis, como os golpes sofridos nos últimos dois anos.
Olhando para o futuro, o Sebrae Delas planeja ampliar sua atuação de forma interseccional, integrando o Programa Plural, voltado à diversidade e inclusão. A iniciativa pretende focar em mulheres negras, com deficiência, periféricas e de diferentes faixas etárias. Além disso, a busca por parcerias internacionais fortalece a agenda de diversidade, como evidenciado pela visita da Organização dos Estados Americanos (OEA) à sede do Sebrae em Brasília.
Em 2024, a expectativa é que o programa continue sendo um catalisador para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino, promovendo a igualdade de oportunidades e inspirando mais mulheres a alcançarem o sucesso em seus negócios.