Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

“É necessário uma readequação e forma de validação”, afirma empresária sobre o empreendedorismo feminino no Brasil

Após dois anos de adversidades, a CEO aponta que possui um planejamento para lidar com possíveis imprevistos ao longo do ano

Analice Nicolau

13/01/2023 12h00

Após dois anos de adversidades, a CEO aponta que possui um planejamento para lidar com possíveis imprevistos ao longo do ano

Não é difícil concluir que 2022 não foi um ano tranquilo para as startups. Dentro deste cenário, a CEO do CalcLab e vencedora do “Mulheres Empreendedoras 2022”, Karla Lacerda, avalia quais serão as principais ações para este ano com foco no empreendedorismo feminino.


Karla avalia que os últimos 12 meses foram para apertar os cintos, recalcular as rotas, analisar os pontos fortes e investir cada vez mais neles. “As startups tiveram que pesar bem as ‘burn rates’(taxas de queima de caixa), estratégias de crescimento, investimento em equipe e marketing e segurar todos os gastos. Tiveram de entender valuations mais baixos, muitos declínios de captações e realmente provar seu valor para manterem-se vivas”, enfatiza.


Conforme o ranking elaborado pelo Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil é o sétimo país no mundo em empreendedorismo. “O mercado de inovação brasileiro é exemplo no mundo e atrai investidores de todas as partes, mas, diante do cenário global, é necessário uma readequação e forma de validação”, avalia a empresária.


Ela recorda que a sua carreira no empreendedorismo surgiu exatamente diante das adversidades instauradas pela pandemia da Covid-19, em 2020. Porém, com o olhar atento para a tecnologia, ela conseguiu solucionar a situação e evoluir diversos elementos em curto espaço de tento. O CalcLab é uma healthtech que surgiu via recursos próprios e que agiliza e facilita a interpretação de exames laboratoriais, processando resultados de 800 laboratórios, inclusive internacionais. Para criação da startup ela convidou o professor Gabriel de Carvalho, que é referência no assunto. Dentro deste caminho, cada ano teve uma característica mercadológica diferente com agilidade na tomada de decisão e atentos ao que acontecia.


Dessa forma, a empresa passou a integrar a inteligência cientifica na criação de um software de ponta que concatenasse as combinações para possíveis resultados que facilitariam a rotina de médicos e especialistas em saúde. “Já no ano de 2022 foi quando colocamos ‘o carro na rua’, geramos conversa com investidores que estão caminhando, participamos de premiações e trouxemos algumas para casa, expandimos nosso networking e ampliamos nosso leque”, disse.


Para 2023, a meta é ter a rodada de captação para expandir ainda mais a operação, aumentar o quadro de funcionários, chegar a mais médicos para democratizar o acesso à saúde do paciente, a fim de auxiliar o diagnóstico de pacientes, otimizando a consulta médica. Karla finaliza dizendo ainda que para 2023 o planejamento está feito e pronto para as adversidades que possam aparecer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado