Brasília foi palco na última terça-feira, 5 de novembro, do 2º Simpósio Liberdade Econômica, reunindo líderes políticos, empresários, acadêmicos e autoridades para discutir o futuro econômico do Brasil sob o tema “Reforma Tributária: o Futuro do Brasil em Debate”. O evento contou com a participação do professor Rodolfo Tamanaha, representante da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), que trouxe à tona questões cruciais sobre os desafios do setor de serviços na reforma tributária.
Tamanaha foi painelista do debate “O Setor de Serviços na Reforma Tributária: Desafios e Perspectivas”, ao lado de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o senador Efraim Filho.
Em sua apresentação, o professor enfatizou a importância de adaptar o projeto de reforma para apoiar os pequenos empreendedores e destacou um exemplo prático: “Em minha apresentação demonstrei como o texto atual do projeto de reforma pode ser ajustado para evitar o risco de dificultar a vida de pessoas empreendedoras que, por exemplo, usam plataformas para oferecer seu imóvel para locação por temporada. Não faz sentido essas pessoas se tornarem contribuintes do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), inclusive com a responsabilidade de cumprir obrigações tributárias como se fossem empresas”, afirmou.
Além da questão dos tributos para pequenos empreendedores, o simpósio abordou temas como o impacto do imposto seletivo e os principais desafios da reforma tributária para o setor de serviços.