Nos próximos dias, dez atletas do Distrito Federal representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que ocorrerão de 28 de agosto a 11 de setembro. Todos eles são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, que se consolidou como um pilar fundamental para o desenvolvimento do esporte paralímpico no país.
O evento contará com 280 atletas brasileiros, dos quais 97,86% fazem parte do Bolsa Atleta. Entre eles, 63% recebem o benefício na categoria mais alta, a Bolsa Atleta Pódio. O programa investiu mais de R$57 milhões em 2023, fortalecendo o potencial dos nossos competidores.
Entre os representantes do Distrito Federal, destaca-se Wendell Belarmino, nadador da classe S11 (deficiência visual). Natural de Sobradinho, Wendell conquistou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e é uma das maiores esperanças de pódio para o Brasil em Paris. Beneficiado pelo Bolsa Atleta na categoria Pódio, Wendell dedica-se integralmente ao esporte, com apoio direto do governo federal.
Além de Wendell, o Distrito Federal será representado por outros nove atletas, incluindo Sérgio Fróes no hipismo, Carla Maia no tênis de mesa, e Wendel de Souza, atleta-guia. O goalball, modalidade paralímpica destinada a deficientes visuais, também terá forte presença do DF com quatro atletas: Ana Gabriely Brito, Jéssica Gomes, Leomon Moreno e André Claudio Botelho. Completam a lista Daniele Souza, no badminton, e Aline Furtado, na canoagem.
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 contarão com 4.400 atletas competindo em 22 modalidades. Considerado o terceiro maior evento esportivo do mundo em termos de venda de ingressos, a Paralimpíada reafirma o compromisso global com o esporte inclusivo e a superação. Com o apoio do Bolsa Atleta, os representantes do Distrito Federal estão prontos para brilhar na competição, levando a força do Brasil ao cenário internacional.