Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

De Recife à Alemanha: a história de Valéria Pfander, a influenciadora por trás de @valeria_europa_chic

Caçula de 15 irmãos, a influenciadora deixou o Brasil em busca de oferecer uma vida melhor aos pais. Da infância pobre com roupas dos irmãos às grifes mais importantes da Europa

Analice Nicolau

27/11/2024 13h00

Valéria Pfander é a prova de que sonhos, quando acompanhados de determinação e trabalho duro, atravessam fronteiras e mudam realidades. Natural de Recife, uma influenciadora digital, que vive na Alemanha há 20 anos, cativa milhares de seguidores nas redes sociais com seu estilo chique, minimalista e uma dose irresistível de bom humor e simplicidade — mesmo em cenários luxuosos. Mas, por trás do glamour das grifes internacionais, existe uma história de superação, amor à família e paixão pela moda.

Valéria cresceu em uma família humilde, é a caçula de 15 irmãos. Desde pequena, era fascinada pelo mundo da moda, mesmo quando as condições financeiras não permitiam seguir essa paixão. “Eu sempre fui alucinada por moda. Só que não tinha dinheiro para comprar roupas boas. Vestia até as camisas dos meus irmãos para montar looks. Eles brigaram comigo, e eu me escondia para eles não me verem usando as roupas deles”, lembra, rindo.

Aos 14 anos, começou a trabalhar alfabetizando adultos. Com o salário, comprou sua primeira calça da marca Zoomp – marca que foi sucesso entre os anos 1974 a 2006, que simbolizou uma conquista pessoal. “Aquela calça era como se fosse Deus para mim”, revela.

Uma grande reviravolta na vida de Valéria aconteceu quando ela conheceu seu esposo e se mudou para a Alemanha. A decisão de deixar o Brasil, segundo ela, foi impulsionada pelo desejo de oferecer uma vida melhor aos pais. “Minha mãe vivia doente, sem acesso a médicos bons. Eu queria oferecer a ela tudo o que ela merecia. Quando fui para a Alemanha, pensei: mesmo que não dê certo com o meu marido, eu vou dar meu jeito. E consegui”, desabafou.

Com o tempo, Valéria transformou a realidade de sua família. Sua mãe passou a ter acesso aos melhores hospitais, médicos particulares e uma vida mais confortável. “Hoje, sinto que realizei o meu maior sonho, que era dar uma vida digna aos meus pais.”

Na Alemanha, Valéria tem uma vida muito diferente da que tinha no Brasil. Além de boa condição financeira, também encontrou seu espaço no lugar que tanto sonhava: o disputado universo da moda. Seu estilo minimalista, com tons neutros e cortes elegantes, tornou-se sua marca registrada. Entre suas grifes favoritas está a italiana Elisabetta Franchi, a qual pretende ainda chamar a atenção para parcerias futuras.

“Talvez essa marca me note um dia. Uso muito as roupas dela porque me identifico com o estilo. Também sou cliente especial da Hermes. É incrível pensar que um dia eu não poderia comprar uma blusa e hoje posso entrar em uma loja da Hermes e comprar qualquer bolsa.”

Para Valéria, o sucesso vai além de roupas de luxo e cenários glamorosos. O segredo, segundo ela, está na gratidão e na honra à família. “A palavra-chave é gratidão, mas honrar pai e mãe é fundamental. Quem não honra os pais, dificilmente será honrado na vida.”

Hoje, @valeria_europa_chic influencia milhares de pessoas com sua simplicidade, autenticidade e com uma história de vida que reforça a importância de nunca desistir dos próprios sonhos. “A gente tem que correr atrás mesmo. É possível chegar longe, mesmo começando de baixo. Eu sou prova disso.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado