Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Da Balada ao Hospital: O Caminho Inusitado de Betinho Saad no Mundo dos Negócios

Descubra como Betinho Saad deixou o setor do entretenimento para se aventurar na gestão hospitalar e, posteriormente, se tornar um líder no mercado editorial

Analice Nicolau

17/05/2023 12h00

Betinho Saad é um empreendedor inspirador que trilhou um caminho surpreendente em sua carreira, passando por diversas áreas e desafiando-se constantemente. Sua trajetória começou no mundo do entretenimento, onde ele adquiriu habilidades únicas que o ajudariam mais tarde em sua jornada.

Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão Contábil e Financeira, Saad trabalhou por quase uma década na área do entretenimento. Ele era conhecido por sua capacidade de estabelecer conexões e criar relacionamentos, o que o levou a se destacar como promoter de baladas aos 18 anos.

Com o passar dos anos, Betinho expandiu seu círculo de amizades e se tornou sócio de um famoso dining club em São Paulo. Sua missão era manter o local cheio todas as semanas, e ele desenvolveu estratégias inovadoras para alcançar esse objetivo. Parcerias com faculdades, festas temáticas e atrações de qualidade foram apenas algumas das táticas que ele utilizou para atrair público.

O sucesso de Saad no entretenimento o levou a ter sociedade ou participação em seis estabelecimentos em todo o estado de São Paulo. No entanto, a dificuldade de manter negócios nesse setor o fez repensar sua carreira aos 29 anos.

Foi então que Betinho Saad recebeu um convite para atuar na gestão de um hospital. Mesmo enfrentando desafios como o vocabulário técnico e a formalidade, ele percebeu que muitos princípios de negócios se aplicavam tanto ao entretenimento quanto à área da saúde. Um hospital vazio não seria sustentável, assim como uma casa noturna sem movimento. Essa mudança de perspectiva permitiu que Saad impulsionasse a operação do hospital, que eventualmente foi vendido para uma grande empresa do setor.

Após essa experiência bem-sucedida na área da saúde, Betinho Saad se encontrou novamente em uma encruzilhada aos 37 anos. Após um período sabático em Toronto, no Canadá, ele retornou ao Brasil com uma nova visão.

Ao se deparar com a notícia do sucesso da Amazon e as dificuldades enfrentadas pelas empresas do mercado editorial, Saad viu uma oportunidade. Ele percebeu que os escritores enfrentavam um processo desgastante, caro e burocrático para publicar seus livros. Mais de 98% dos conteúdos apresentados às editoras eram rejeitados, mesmo que o mercado não soubesse exatamente o que desejava.

A fim de oferecer a oportunidade de publicar livros fisicamente, sem custos, censura ou burocracia, Saad se uniu a Rui Kuroki para fundar a UICLAP em novembro de 2019. A UICLAP é uma plataforma democrática de publicação, venda, produção e distribuição de livros físicos, sem custo para o escritor. A startup, em apenas três anos de vida, fatura milhões de reais ao ano, conta com milhares de títulos publicados e de escritores com seus sonhos realizados. Ela se tornou uma forte comunidade que cresce mensalmente.

Sobre sua trajetória, o empreendedor acredita que voltou para o seu ramo de negócios inicial: “Penso que ainda atuo no ramo do entendimento, porém de uma forma muito mais completa, realizando sonhos, oferecendo oportunidade, distribuindo renda, disruptando um mercado. O livro oferece a experiência de viajar, nos tirar da nossa realidade, brincar com nossas emoções, sendo talvez uma das mais completas fontes de entretenimento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado