Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Blogs e Colunas

D. Pedro I, o Monarca Maestro: novo livro revela sua incrível faceta musical

Por Analice Nicolau 01/12/2023 6h00

D. Pedro I, o monarca muitas vezes retratado apenas por sua figura política, ganha uma nova perspectiva fascinante em “Já raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”, o mais recente livro da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte. Patrocinada pela farmacêutica EMS, a obra destaca a trajetória musical do Imperador, autor do Hino da Independência, revelando uma faceta pouco conhecida de sua vida.

Capa digital do álbum O Amor Brasileiro

Com quatro anos de pesquisa em bibliotecas pelo mundo, Lanzelotte reuniu informações valiosas sobre as composições de D. Pedro I, todas disponíveis gratuitamente no portal Musica Brasilis e em plataformas digitais. O lançamento do livro ocorrerá na Livraria da Travessa, em Ipanema, no dia 10 de novembro, seguido por um evento na Festa Literária Internacional de Paraty, no dia 25 de novembro.

Livro revela detalhes surpreendentes sobre as composições do Imperador Dom Pedro I

A autora destaca que D. Pedro I não era apenas um monarca, mas um talentoso músico que dominava vários instrumentos. As obras musicais foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, permitindo acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público.

O livro oferece uma experiência única de leitura, incorporando QR Codes que direcionam o leitor para áudios e vídeos das composições mencionadas. “Já raiou a Liberdade” não apenas resgata a história musical de D. Pedro I, mas também destaca seu papel como um músico de elevado talento.

O projeto, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da EMS, apoio financeiro da Sirius e Pleni, e realização do Instituto Musica Brasilis, Ministério da Cultura e Governo Federal. O vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, destaca o orgulho da empresa em patrocinar uma obra que enriquece a compreensão da história nacional.

Dessa forma, “Já raiou a Liberdade” emerge como uma obra indispensável, não apenas para entusiastas da música, mas para todos interessados em explorar uma nova dimensão da vida de D. Pedro I, o monarca que também trilhou os caminhos do pentagrama.

Serviço:
Sessão de autógrafos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compre o livro Já raiou a Liberdade: D. Pedro I compositor e a música de seu tempo,
aqui – https://amzn.to/46EmR9Q

RIO DE JANEIRO/RJ
sexta, 10/11, às 19 horas
Livraria da Travessa
R. Visconde de Pirajá, 572
Ipanema
segunda, 04/12, às 19 horas

Livraria Janela
Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52
Gávea

PARATY/RJ
sábado, 25/11, 19 horas
Pousada Literária
Centro Histórico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PORTO ALEGRE/RS
quinta, 30/11, às 15 horas
Livraria Banca do Livro – MARGS
Praça da Alfândega, s/n
Centro Histórico

BELO HORIZONTE/MG
sábado, 2/12, às 11 horas
Livraria da Rua
R. Antônio de Albuquerque, 913
Funcionários

BRASÍLIA/DF
quarta, 6/12, às 19 horas
Livraria da Travessa
CASAPARK – SGCV/Sul Lote 22 – 4A

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar