Com a finalidade de sanar as dúvidas dos motoristas para que eles abasteçam seus veículos com etanol, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (ÚNICA) lançou nesta quinta-feira (18/01) uma campanha publicitária, estrelada pelo humorista Rafael Portugal, que apresentará os benefícios econômicos e ambientais no uso do etanol. Misturando o tom divertido e informativo, a campanha definiu como bordão “Vai de Etanol” e tem a sua divulgação em quatro spots de rádio, 10 vídeos na TV, além de uma equipe de influenciadores digitais contratados para divulgação nas redes sociais.
- Foto: Reprodução
“A iniciativa ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa”, relata Evandro Gussi, presidente da UNICA. Esta frase é corroborada pelo relatório do Programa Copernicus (do Programa Espacial da União Europeia), que mostra as altas temperaturas impactaram o planeta Terra no último ano (2023), fazendo com que mais da metade dos dias atingisse de temperatura acima do necessário para a ocorrência de eventos climáticos extremos, que podem provocar destruição e mortes.
- Evandro Gussi, presidente da ÚNICA, conta sobre motivação da campanha
Dessa forma, como é um biocombustível, o etanol possui atributos capazes de resolver o problema, promovendo um aceleramento da transição energética no Brasil. Entre março de 2003 (criação dos motores flex) e o fim de 2023, o uso de etanol em território nacional evitou a emissão de 662 milhões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Com toda essa problemática, o etanol se tornou assunto principal de discussão em algumas das principais reuniões globais de economia e meio ambiente.
- Poluentes do meio ambiente, combustíveis fósseis serão menos usados
Na cúpula do G-20, realizada em Nova Déli (capital indiana) nos dias 9 e 10 de setembro de 2023 foi lançada por Brasil, Índia, Estados Unidos, outros 19 países e 12 organizações internacionais, a Aliança Global para os Biocombustíveis, que possui o propósito de estimular a produção sustentável e a utilização de biocombustíveis no mundo, tendo o Brasil como um exemplo de tecnologia e boas práticas no setor. Ainda referente a discussão, ficou definida na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, acontecida entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro de 2023, nos Emirados Árabes Unidos, que os países devem realizar uma eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, o que proporciona uma grande possibilidade para o uso dos biocombustíveis.


