Nos últimos vinte anos, a arquiteta Charlene Koetz tem feito história na arquitetura e design de interiores, deixando sua marca na região de Gramado, na serra gaúcha, e em projetos ímpares nacional e internacionalmente. Sua jornada profissional é marcada por um compromisso com uma arquitetura autoral contemporânea, que se destaca pela paixão e diferenciação.

“Nos últimos dez anos, tive a oportunidade de trabalhar com clientes que me permitiram voar mais alto”, compartilha Charlene. “Apostando e confiando numa arquitetura autoral contemporânea diferenciada e cada vez mais arrojada. Ter a oportunidade de desenvolver esses projetos na serra gaúcha acabou me projetando para o Brasil e exterior”, conta.


Entre suas conquistas mais significativas, destaca-se a Casa Doce Vida, seu próprio lar. “Assim como eu, vários profissionais me relataram o desafio que é projetar para si mesmo, e superá-lo foi uma grande conquista”, revela Charlene. “Sem dúvida, este é o projeto que mais me realizou até aqui, porque nele tem minha essência de amor à arquitetura.”

O reconhecimento internacional veio com a seleção da Casa Doce Vida pelo ArchDaily, o maior portal de arquitetura do mundo. “Não havia pensado sobre isso ainda”, confessa Charlene, sobre como foi a conquista. “Sem dúvida, o primeiro projeto foi uma grande emoção, mas ter o segundo e o terceiro projeto selecionados nos mostrou que podemos ir além, o que nos move a continuar evoluindo com projetos cada vez mais extraordinários.”

Charlene define seu estilo de trabalho como centrado na essência de seus clientes. “Valorizo muito a essência de meus clientes. Procuro captar seus sentimentos e aspirações, lembrando sempre que o sonho é deles”, explica. “Esta visão me guia sempre e gera projetos incríveis, que elevam a qualidade e o estilo de vida de quem me contrata.”
Sua fonte de inspiração é diversificada, influenciada por décadas de pesquisa e experiência. “Após quase 20 anos desenvolvendo minhas habilidades de arquiteta, pesquisando os maiores e melhores arquitetos do mundo, tanto em viagens quanto em literatura, desenvolvi um método singular de concepção e criação de projetos”, compartilha Charlene. “Isso passa pela percepção da natureza, dos materiais presentes em nosso meio, das novas tendências e comportamentos sociais, assim como o sonho de nossos clientes”, detalha.
Além das conquistas, seu trabalho recebeu reconhecimento como Destaque Profissional pelo Club&Casa Home, o que foi uma espécie de afirmação da importância da arquitetura na narrativa da história e da cultura. “Entendo que todo reconhecimento impacta, em especial por considerar a arquitetura uma das carreiras menos valorizadas da indústria da construção”, reflete Charlene. “Portanto, em cada reconhecimento que recebo, dedico a todos arquitetos que assim como eu, buscam a valorização de nossa profissão.”
Em um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira, Charlene teve seu trabalho reconhecido como o melhor Projeto de Arquitetura e Interiores pelo @anuarioarq 2024. “Foi a prova de que quando se tem uma visão, foco e determinação, é possível conseguir tudo. Este reconhecimento foi idealizado um ano antes, quando estávamos terminando o projeto arquitetônico e de interiores”, explica a arquiteta.
Sobre o futuro da CK Arquitetura, Charlene mantém sua visão de evolução constante. “Além do foco em nossos projetos residenciais, estamos nos desafiando em novas áreas no nordeste brasileiro. Em breve, contarei as novidades”. Além de um trabalho que se destaca no Sul do Brasil, a arquiteta conta que está aberta a projetos em qualquer parte do globo. “Meu trabalho está focado onde meu coração se encontra com o coração dos clientes. Portanto, pode ser na serra gaúcha, no Brasil ou em qualquer cantinho da terra onde há um sonho de bem viver com qualidade, propósito e sofisticação. Não espere coisas pequenas de um Deus tão grande”, declara Charlene.