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Analice Nicolau
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Cabelo X Emprego: O estilo de cabelo pode transmitir imagens distintas no ambiente de trabalho

“Segundo levantamento do Linkedin, 48% das mulheres se sentem julgadas pelo que vestem no trabalho, o que demonstra preocupação com a imagem nesse ambiente”, alerta visagista Fabio Oliver

Analice Nicolau

06/08/2022 9h00

“Segundo levantamento do Linkedin, 48% das mulheres se sentem julgadas pelo que vestem no trabalho, o que demonstra preocupação com a imagem nesse ambiente”, alerta visagista Fabio Oliver

Na eterna busca por afirmação no mercado de trabalho, principalmente o corporativo, ainda dominado por homens, as mulheres se preocupam muito com a vestimenta, o estilo de cabelo e o tipo de maquiagem no ambiente profissional. Para não errar, é cada vez maior a procura pela consultoria de um visagista, para tentar alinhar os objetivos da carreira à aparência física.

“A imagem diz tudo sobre o momento de vida que estamos passando e quais objetivos queremos atingir”, afirma Fabio Oliver, visagista, hair designer e proprietário do The Blonde Concept, um dos maiores salões de beleza de Belo Horizonte.


Recente levantamento feito pelo Linkedin mostrou que 48% das mulheres brasileiras acreditam que são mais julgadas pelo que vestem no trabalho do que os homens. Isso demonstra preocupação com a imagem e a postura no ambiente profissional.
O cabelo é outra forma de a mulher se posicionar profissionalmente e também é extremamente importante nessa construção estratégica da imagem. “Uma CEO de uma empresa, por exemplo, tem que passar uma imagem forte, de segurança, e ao mesmo tempo mostrar que está aberta a opiniões. Neste caso, não é indicado um corte longo ou um cabelo longo. Esse estilo acentua a silhueta da mulher e é visto de uma forma muito sexy ou indica período de fertilidade”, explica Fabio Oliver.


Confira algumas características de cortes e estilos de cabelo e o que eles transmitem, segundo o especialista:
Cabelos médios e bobs
“Os cabelos médios e bobs têm uma base reta com movimento interno, mais conhecida como camada invisível, e é uma ótima opção para uma mulher que quer uma posição de liderança”, destaca o Fabio Oliver.
Franjas
As franjas são um tipo de corte muito popular entre as mulheres, porém é preciso alinhar o estilo ao tipo de mensagem que se quer transmitir. “A franja demonstra delicadeza, sutileza. Pode ser usada em todos os tipos de rosto. Porém, é preciso trabalhar o corte de forma mais alongada para passar uma imagem mais profissional. A franja pode também remeter um pouco à infância. Além disso, esse tipo de corte abre o rosto e comunica que a pessoa está aberta para experimentar mudanças e viver nova fase”, explica o visagista.


Cabelos retos, longos e sem camadas
O corte reto conquistou boa parte do público feminino depois que algumas celebridades, como Kim Kardashian, fizeram do estilo a sua marca registrada. Porém, é preciso cautela ao adotar um visual como esse, dependendo da área em que a mulher atua. “O corte reto não é indicado para pessoas que trabalham diretamente com público, vendas, atendimento, etc. Ele passa uma imagem de desconexão com a atualidade e a modernidade, podendo dar a impressão de que a pessoa é mais fechada”, alerta o hair designer.

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