A empresária do ramo de hotelaria e influenciadora digital, Belle Silva é conhecida mundialmente como esposa do jogador de futebol Thiago Silva, que além de defender a Seleção Brasileira Masculina de Futebol, também atua no clube inglês Chelsea. A brasileira que mora em Londres participou do Na Lata com Antonia Fontenelle, que é um programa de entrevistas conduzido pela atriz.

Em durante a entrevista, Antonia Fontenelle falou que não teria como conversar com Belle e não tocar no nome da Maíra Cardi, ela até revelou que os seguidores da influenciadora entraram em contato com ela por causa desse assunto. A verdade é que na última semana, a coach afirmou que Thiago Silva foi um dos seus clientes atendidos pelo seu programa de emagrecimento, ela ainda assegurou que ajudou o atleta a se preparar para a Copa, mas a esposa do jogador a desmentiu. Na intenção de ser defender, Maíra trouxa a público através do seu Instagram, conversas entre ela e Thiago durante uma live em seu perfil na rede social, no intuito de falar “verdades”, como ela mesma descreveu. Mas não demorou muito e Belle publicou dois vídeos, também no Instagram, nos quais ela desmente a coach sobre seu marido ter feito parte do programa de emagrecimento.

“Eu vou resumir a ópera para a gente não ficar só nisso. O que acontece, eu venho de uma família que sofre obesidade, que a gente sabe que é uma doença”, Antonia interrompe Belle e pergunta. “Um dia você foi gorda?”. Ela responde, “Mulher, eu cheguei a pesar 90 kg. Chocada com a informação, a apresentadora questiona, “Com quantos anos?”. A influenciadora fala, “Olha, eu me casei com 17, viajei com 17 anos com 52 kg, engravidei com 21, daí pra lá foi só ladeira acima ou ladeira abaixo, sei lá…”. Antonia fica incrédula e emiti a sua opinião. “Porque quem foi gordinho tem cara e você tem cara de magra. Belle concorda e continua, “É, eu tenho um amigo que ele fala pra mim, ‘Eu não te vejo, eu não consigo te ver’, eu falei ‘Amém, porque essa visão do inferno você não precisa ter’, disse ela.

“Eu venho de uma família que luta com a obesidade. Hoje eu entendo que obesidade é uma doença, antes eu achava que não, ‘Comeu e engordou, é só não comer que emagrece’, era isso que eu tinha na minha cabeça. Eu fui para Rússia com 52 kg, linda. Só que no Brasil eu tinha ritmo de vida, que eu não consegui manter na Rússia. Continuava comendo o que eu comia, mas eu gastava, então, eu fui engordando e aí que eu comecei a sentir na minha pele essa obesidade de família. Eu fu para Rússia em 2005, voltei da Rússia em 2006, conforme a doença do meu marido e tudo mais, nós voltamos para o Brasil. Em 2009, eu viajei para Europa de novo e eu nhá estava acima dos meus 52, eu já tinha tido filho, eu engordei 23 kg. Na minha gravidez eu tinha 21 anos e eu engordei 25 kg, mas eu achava normal, ‘Vou comer por dois, sinto fome por dois’, sabe aquelas coisas que a gente ouve. Enfim, engravidei, meu filho tá grande e saudável, eu nunca mais voltei ao meu peso. E aí que eu comecei a sentir esse peso da obesidade. Procurei nutricionistas, que até trabalhavam nos clubes que meu marido jogava. Fazia aquela dieta, mas ainda não tinha aquela educação que exercício e alimentação têm que andar juntos. A operação tem que ser aqui (aponta para a cabeça), antes de ser no falar e no corpo. Eu tinha 20 anos e fui jogada na Europa, eu fui pra Rússia, você com seus 17 anos pensa viajar para Rússia? Não, você pensa em ir pra Paris, você pensa em ir pra Londres, você não pensa em ir pra Rússia”, contou Belle.
“Com as dificuldades que tive com o meu marido, fomos para Portugal, fiquei um tempo, voltei. Não voltei nunca mais para o meu corpo, para o meu peso e daí em diante sempre lutando com a balança. Programa aqui, programa ali, profissional aqui, profissional ali e tenta, faz, toma remédio, fica sem comer o dia inteiro. Enfim, passei, maturidade foi chegando, idade… mas eu sempre buscando aquele padrão de se magra. Poque no meu meio, no meio do futebol, você tinha que se magra. Eu morava na Europa, eu moro na Europa, a roupa de frio é muito volumosa, eu me sentia uma ursa, quando botava aqueles cachecóis, aquele casaco, ‘Gente, to igual uma ursa’. Então, aí eu falei ‘Cara, eu tenho que entrar nesse padrão, eu to errada’. Beleza, anos se passaram, veio o meu segundo filho, lutando com a balança, já uma maturidade melhorzinha. Comecei a procurar profissionais, só que no desespero, ‘Gente, eu faço e não tá certo’, começou a aparecer programas e programas, começou a aparecer promessas e promessas, eu falei ‘É isso’. Meu marido no auge da carreira, ganhando bem, eu falei ‘Posso gastar, se ele tá ganhando, eu posso gastar’”, relembra Belle.
Após fazer retrospecto sobre a sua luta contra a balança, a influenciadora contou como teve o seu primeiro contato com a coach de emagrecimento. “Aí veio esse programa da Maíra, que eu fiz, isso foi meado de 2017, 2018. Fiz e foi um programa online, né? Porque eu já morava em Paris, já estava com meus dois filhos. Cansada e calejada de outros programas, que não deram certo. É… não deu certo também. Foi onde eu falei ‘Ah, não deu certo porque ta na distância’, vou tentar o mais personalizado, vou tentar o mais top, que era o programa que ela tinha, porque eu via na internet, via que deu certo com fulano, vai dar certo comigo. Aí eu paguei o programa mais top, que era o top que tinha, que era o “personalité”. Questionada por Antonia sobre o preço desse programa mais top, Belle revelou que foi até atrás do gerente do banco e pediu para ele mandar tudo que ela pagou. “Eu acho que eu paguei aí de 70 mil pra mais, sem passagem, sem hospedagem. Eu acho que chegou a quase 100 mil e pouco. Não vou afirmar, porque tem que fazer as contas, os cálculos”, explicou ela.
“Paguei feliz, Antonia. Falei ‘Vai me emagrecer, po, emagreceu fulano’. Foi para mim, foi dois profissionais maravilhosos lá pra casa, uma cozinheira e um personal, pessoas maravilhosas. Uma ficou na minha casa, que é a cozinheira e o personal, eu não tinha onde recerber na minha casa, eu não tinha quarto para ele, ele ficou em um hotel na minha rua. É…não deu certo, por N motivos, não sei se a gente vai entrar nesses. Antonia se manifestou. “Belle, deixa eu te falar, às vezes, às vezes não, eu acho que assim o que você puder falar do que você acha que não deu certo, porque eu tenho certeza que centenas de pessoas sabem que você está aqui hoje, que sabem que certamente a gente ia abordar esse assunto, tão aí querendo entender o que pode não ter dado certo. Você malhava e você…”, Belle interrompeu a apresentadora e disse. “Não deu certo tudo”. Após fazer um paralelo comparativo sobre um curso de teatro que fez, Antonia retornou ao assunto. “Os médicos falam, que por exemplo, quando você tá tomando um remédio você tem que desmamar, né? E se você toma café, e se você come açúcar, não pode arrancar, você enlouquece. Eu, se eu deixar de tomar café preto, meu amor, a minha cabeça explode. Se eu acordar, Belle e não tomar um café preto, esquece não tem… parece que é uma gasolina no carro”. Durante todo a explicação da apresentadora a influenciadora digital foi concordando através da forma que balançava a cabeça e no final ela falou. “É isso, o programa é isso”.
“Hoje com a maturidade que eu tenho, hoje eu sou assistida por um profissional nato, com toda uma equipe profissional. E hoje eu posso falar ‘Eu errei muito e o programa é muito errado’. Antonia questiona Belle. “Você errou muito como?”. “Eu errei muito…bom, hoje eu vejo o meu erro, antes eu era uma obesa desesperada querendo entrar no padrão e emagrecer. ‘Quanto que você cobra, 100? Toma 100! Eu tenho 100 para pagar toma essa p** e me emagrece. Você faz o seu que eu faço o meu. O meu é o que? Pagar e seu é me emagrecer. Combinado? Combinado, vamos fazer isso’. Foi isso o acordado, era três meses de programa, isso o “personalité”, que eu fiz um antes dela, que na minha cabeça eu achava que não deu certo porque era distância. ‘E vamos fazer o “personalité”, manda teu pessoal pra cá, eu banco tudo, pago tudo, eu quero fica magra’, beleza. Ela simplesmente cortou, ela não me reeducou, ela não me ensinou, em momento algum ela falou que o exercício tem que andar junto a alimentação, em momento algum o programa falou que tipo ‘Olha, vamos te desmamar’, não. Se eu quisesse comer um bolo com uma cobertura de leite condensado, o leite condensado era a gente que fazia, ela tem o leite condensado, a receita para fazer o leite condensado, o programa tem umas receitas que você faz para fazer aquele alimento. Você quer fazer um bolo? Ela tem a receita para você fazer, tipo é quase um dia para você conseguir fazer aquele alimento. Beleza, não era eu quem fazia, era a profissional que tava lá. Mulher, eu comia couve desidratada, porque eu tinha que enganar o meu cérebro que aquele barulhinho era uma batata chips. Mas posso falar? A couve até que era boa. Eu não tinha vinho, eu não tinha chocolate, eu não tinha açúcar, eu não tinha c**** nenhum. Antonia perguntou se Belle não mordeu os filhos e o marido ou socou as pessoas. “Antonia, eu não mordi, porque eu tava já ferrada de outras frustações de programa que eu achava que era porque eu não estava fazendo bem. Então, assim eu to com babás aqui, eu to com uma cozinheira, juro. Eu comia só o que a cozinheira fazia, eu bebia só o que a cozinheira… a cozinheira ia comigo nos jogos do meu marido pata ver o que tinha para comer, para saber o que eu podia ou não comer ou seja eu não comia nada fora daquilo. Eu paguei na academia que eu fazia em Paris, que não podia levar personal, então, eu paguei pro personal do programa, ele ia como um aluno normal para ele poder treinar, para ele poder me dar aula. Então eu treinava tudo que ele fazia, mandava eu fazer. Eu estava disposta a fazer tudo porque eu queria entrar no padrão”.
Belle ainda recordou que além de revirar o lixo da casa para saber se ela comeu algo que estava fora do programa, a cozinheira da equipe da Maíra ainda fica vigiando a influenciadora digital quando ela recebia visitas para ver se ela consumia a comida destinada aos convidados. “Nesses últimos acontecimentos, eu vi que ela foi acusada de tortura nutricional, sei lá. Hoje, eu sofri tortura psicológica, tortura emocional. É uma mulher, foi um programa… eu tinha problemas hormonais e ela não detectou isso, eu não emagrecia porque ela não foi capaz de pedir um exame de sangue pra mim. Nunca foi pedido exame nenhum. Mentira! Nunca foi pedido exame nenhum, não foi.”
A influenciadora digital relatou como o programa de Maíra teve relevantes contribuição na piora da sua saúde psicológica. “Eu que procurei o programa, eu não lembro se por Instagram, se por telefone, se por e-mail, mas procurei pelo programa. A pessoal responsável passou o valor, eu paguei, o personal veio. Eu paguei passagem, paguei hospedagem, paguei o seguro viagem, paguei tudo. Eles estavam ali fazendo uma dieta e corta, essa é a dieta e corta. E tipo ‘Eu não gsoto de berinjela’, é berinjela que tem parta comer e vamos embora, ‘Eu não gsoto de berinjela’, fica com fome então e vamos para próxima refeição. Eu não tinha opção ou come berinjela ou passa fome, é isso. ‘Ah, me dá uma salsinha’, salsinha é no almoço, na janta é berinjela. E é que eu falo hoje, hoje eu sou pessoa depressiva, hoje eu sou uma pessoa com crise de ansiedade. Culpa dela? Não é culpa só dela, não, não é. Várias coisas desencadearam e isso ajudou muito. Eu tive uma crise quando eu dei basta no programa, que foi antes dos três meses. Foi uma janta, de vários momentos que eu tive…essa foi uma das coisas que me marcou, porque meu marido e eu estávamos com uma visita em casa, eu tava jantando, a minha cozinheira tinha feito a comida deles e a cozinheira do programa fez para mim a minha janta, a minha janta era uma água suja. Pensa no teu jardim aí com lodo, você via tirar o lodo, você joga um monte de água, não fica aquela água meio esverdeada, era a minha janta. Foi quando eu olhei aquilo, eu explodi, eu explodi, Antonia. Eu subi para o meu quarto, chorei compulsivamente, chorava, chorava, tive uma crise ansiedade, chorava, chorava, chorava e meu marido subiu e falou assim ‘Tá tudo bem?’ e eu falei ‘Não tá tudo bem, eu não consigo mais, eu não quero mais’, mas eu me senti na obrigação de fazer, porque eu tinha pago uma fortuna, que para mim era uma fortuna. Na minha cabeça as sessões de coach que a gente tava, ela chegou a falar pra mim ‘Impossível dar certo com todo mundo e não dar com você’ ou seja na minha cabeça errada era eu, era eu que tava errada. Eu não qeria admitir o fracasso. E mei marido falou assim, desse jeito ‘Foda-se o que você pagou, não quer, manda esse pessoal embora’. Aí ele desceu, essa visita que tava com a gente subiu e falou ‘Olha só, você vai descer, você vai comer o prato de batata frita, você vai comer o que você quiser nessa janta e amanhã você manda esse povo embora’. Eu me acalmei, desci, não lembro o que eu jantei, eu sei que eu não jantei aquela água suja”.
Após alguns dias desse dia relatado por Belle, ela teve uma sessão de coach com a própria Maíra e foi nesse momento em que a influenciadora digital anunciou que estava desistindo do programa. “No “personalité” é ela quem faz a sessão de coach, uma vez por semana. E eu falei ‘Olha, eu não quero mais, pra mim deu, manda fulana embora’, ‘Por que ela fez alguma coisa?’, ‘Não, ela é maravilhosa, me dei super bem, é uma pessoa ótima, mas não quero mais, eu não estou conseguindo, está me fazendo mal. Ela perguntou ‘Você quer que eu mande a minha cozinheira? A que tá na minha casa agora, a da minha confiança’, eu falei ‘Queria, pode vir você cozinhar pra mim, eu não quero mais, pra mim deu. Não quero dinheiro de volta, não quero nada, não quero’. A cozinheira voltou, eu continuei com personal, continuou me treinando, porque independente de dieta ou não eu fazia o meu exercício, falei ‘Vou tentar perder o mínimo’. Tava pago, continuei fazendo com ele, me acompanhou até o final desses três meses, depois ele voltou e vida que segue. Do mesmo jeito que ela chegou e eu tava, ela foi embora e eu estava”, concluiu.