De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMG), os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas na América. Por isso é importante haver uma conversa franca sobre os desafios de conviver com esse tipo de doença, e foi exatamente isso que a ex-juíza de direito, Eliane Oliveira, fez no novo livro.

A ex-juíza se dedicava ao exercício da magistratura até 2012, quando desenvolveu um quadro severo de depressão e não tinha forças nem para sair do quarto. Ela perdeu 35 quilos e precisou se afastar do trabalho. Eliane lutou contra a doença por sete meses e conseguiu se reerguer com ajuda profissional e redescobrindo uma antiga paixão: a escrita.

A autora manteve por alguns anos uma página on-line, onde publicava textos assinados com um pseudônimo. Hoje, ela usou a história dela para escrever a obra “Um Caso de Bipolaridade – A roda-viva de se conviver com o transtorno bipolar”, com o objetivo de incentivar o debate sobre a compreensão dos males que afetam a psique humana.

“Inicialmente eu nem pensava em divulgá-lo, por ser uma lembrança dolorosa demais, mas depois pensei em quantas pessoas passaram pelo que passei, sem sequer identificar seu problema para procurar ajuda. É minha missão colocar o assunto em pauta, já que os transtornos mentais são vistos sob a ótica de pouca informação e muito preconceito”, declara a autora.
Para Eliane, o livro representa o fim de um ciclo de doença e cura. Na obra, ela conta a experiência com a depressão e promove o debate promove o debate sobre diferentes doenças relacionadas à saúde mental. Ela também reforça o caminho árduo, mas acessível, do tratamento e da possibilidade de levar uma vida produtiva convivendo com transtornos mentais.
Ficha técnica
Livro: Um Caso de Bipolaridade – A roda-viva de se conviver com o transtorno bipolar
Autora: Eliane Oliveira
Preço: R$ 54,71 (físico), R$ 28,95 (ebook)
Onde encontrar: Clube de Autores e Amazon