Com 450 ecopontos instalados pelo Brasil e a meta de 600 até 2026, a parceria entre a Químea; a maior rede de consultoria ambiental do país e Indústria Fox; gigante da engenharia circular prova que a economia verde já é uma realidade lucrativa e de impacto
Enquanto o mundo volta seus olhos para o Brasil durante a COP30, uma história de ação concreta, que começou muito antes, demonstra o poder da iniciativa privada na agenda climática. Trata-se da aliança entre duas potências nacionais que não esperam por respostas, mas as constroem: de um lado, a inteligência estratégica da Químea; do outro, a expertise da Indústria Fox. Juntas, elas mostram que a sustentabilidade é um caminho que se constrói com inovação e resultados visíveis.
Para entender a força dessa união, é preciso conhecer os players. A Químea é hoje a maior rede de consultoria ambiental do Brasil, nascida não de uma oportunidade de mercado, mas de uma visão acadêmica. Questionado sobre como teve a convicção de criar uma empresa focada em “inteligência ambiental” antes mesmo de o tema estar em voga, seu fundador, Marçal Paim da Rocha, revela que a ciência veio primeiro: “A Químea é fruto da minha dissertação de mestrado. Em 2002, comecei a pesquisar sobre sustentabilidade e identifiquei que seria um fator de diferenciação muito importante para a tomada de decisões no futuro. A partir daí, com o trabalho focado em gerenciamento de resíduos nas indústrias, resolvi criar a Químea para trabalhar com sustentabilidade e meio ambiente para as empresas.”
Se a Químea é a inteligência, a Indústria Fox, sediada em Cabreúva (SP), é a força da economia circular em ação. Fundada em 2010, a Indústria Fox opera a primeira fábrica de produção reversa de eletrônicos na América do Sul. São 15 anos de experiência, grande capacidade produtiva e um DNA circular, contemplando logística reversa, tratamento de gases HCFCs (efeito estufa e aquecimento global) até a introdução da matéria prima de fonte secundária na cadeia produtiva. A Indústria Fox desenvolve programas, com foco em três principais frentes: Reciclagem, Remanufatura e Eficiência Energética. Todo o material adquirido passa por um processamento completo, garantindo o aproveitamento integral das frações, como plásticos, metais e componentes, que, após tratamento adequado, são reintroduzidos no mercado, promovendo a economia circular e reduzindo a demanda por recursos naturais, fechando um ciclo que a natureza agradece.

É nesse contexto que o gerente comercial na Indústria Fox, Sr. Nelson Seo, resume o propósito da empresa: “O que nos inspira a promover cada vez mais e a impulsionar a economia circular no Brasil é aquele sentimento de reaproveitar ao máximo os recursos que o homem já retirou da natureza. Reutilizar esses materiais para fabricar novos produtos de uso doméstico no dia a dia é fundamental. Com isso, preservamos recursos naturais, que já estão a caminho de um colapso, e favorecemos a economia, buscando resultados melhores na produção desses materiais e produtos.”
A união dessas duas potências é muito mais do que uma parceria comercial. É a materialização do discurso em resultado. Enquanto a Químea desenha o “mapa da sustentabilidade” para uma empresa, a Indústria Fox constrói a estrada, garantindo que os resíduos eletroeletrônicos sejam tratados da forma mais eficiente e inteligente possível. É a sinergia perfeita entre o saber e o fazer, que já resultou na instalação de 450 ecopontos pelo Brasil, incluindo 45 em Belém, palco da COP30.
Em um momento em que o planeta anseia por ações que vão além das palavras, essa aliança brasileira envia uma mensagem poderosa: a esperança não está apenas nas decisões dos governos, mas na coragem de empresários que entendem que proteger o clima e gerar lucro não são caminhos opostos, mas uma via única para o futuro.
Durante a COP30, Belém vai reunir pessoas, ideias e soluções para o futuro sustentável. A LIA Belém é uma assistente virtual desenvolvida para facilitar sua experiência na cidade e dentro da conferência, trazendo informações sobre programação, cultura, gastronomia, turismo e iniciativas locais.
Se precisar organizar seu roteiro, buscar eventos, dicas práticas ou entender como a inovação está sendo aplicada na Amazônia, basta acionar a LIA Belém no WhatsApp: (55) 98124-9307, digitando 1005.
Explore Belém e a COP30 com o suporte de uma IA feita para informar, orientar e conectar.