Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

9º Santos Film Fest encerra com sucesso e premiações emocionantes

O premiado documentário quase foi indicado à maior premiação do cinema

Analice Nicolau

01/07/2023 9h00

Atualizada 30/06/2023 21h56

Quando Falta o Ar brilha no Santos Film Fest e fica próximo do Oscar

Na última quarta-feira, 28 de junho, a cidade litorânea de Santos foi palco do encerramento do 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Com uma programação diversificada e sessões realizadas em 13 espaços, o festival atraiu um grande público e contou com a presença de artistas renomados de várias partes do país.

Durante a cerimônia de encerramento, realizada na Open House Idiomas, foram anunciados os premiados, que receberam o reconhecimento por suas notáveis contribuições para o cinema. Entre os destaques, o documentário “Quando Falta o Ar”, dirigido por Ana Petta e Helena Petta, foi premiado como melhor longa-metragem nacional, mostrando toda a sua qualidade cinematográfica. O filme, que quase concorreu ao Oscar deste ano, emocionou o público e conquistou os jurados.

Outros destaques do festival incluíram o premiado “Rio, Negro”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, que recebeu menção honrosa na categoria de longas brasileiros, e os filmes vencedores das mostras de animação, terror, curtas-metragens e regional.

Na Mostra de Animação, o filme “O Futuro que me Alcance”, dirigido por Nat Grego, foi escolhido como melhor filme, enquanto Rafael Valles foi premiado como melhor diretor pelo filme “Ensaio Sobre o Grito”. Na Mostra de Terror, “Lobo”, dirigido por Giovani Beloto, se destacou como melhor filme, e Danny D Weirdo e Thais de Almeida Prado receberam o prêmio de melhor direção pelo filme “B – Há Algo de Errado com Charlie”.

O festival também valorizou os talentos regionais, com a Mostra Regional premiando filmes como “Se trans for mar”, dirigido por Cibele Appes, que recebeu os prêmios de melhor filme e melhor direção, e “Parabéns, Aline”, dirigido por Fabrício De Lima, premiado pelo roteiro e pelo voto popular.

Ao todo, o Santos Film Fest recebeu cerca de 700 obras inscritas, evidenciando a efervescência do cenário cinematográfico brasileiro. Com o tema “Levanta, Sacode a Poeira e dá a Volta por Cima”, o festival promoveu a diversidade e a criatividade, apresentando ao público produções de alta qualidade.

O 9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos é realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, com a direção de André e Paula Azenha. Contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, Câmara Municipal de Santos e Unisantos, além de diversos parceiros culturais e patrocinadores, o festival se consolida como um importante evento no calendário cinematográfico brasileiro, contribuindo para a valorização do cinema nacional e regional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado