Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

‘80% da população já teve ou terá dores na coluna’, alerta OMS

Neurocirurgião Marcelo Amato, especialista em cirurgia endoscópica da coluna, comentou sobre os riscos de atividade física sem a orientação profissional.

Analice Nicolau

03/06/2021 15h00

'80% da população já teve ou terá dores na coluna', alerta OMS

Dr. Marcelo Amato, neurocirurgião especialista em cirurgia endoscópica da coluna, conta que como parte do tratamento e reabilitação da hérnia de disco, são recomendadas atividades físicas moderadas, que não causem muito impacto nos discos.

Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que a dor lombar é a segunda maior causa das idas aos consultórios médicos e só perde para a dores de cabeça, ou seja, 80% da população tem ou terá dores de coluna. O neurocirurgião Marcelo Amato, especialista em cirurgia endoscópica da coluna, alerta sobre os riscos da hérnia de disco e atividades sem orientação profissional.

Os discos intervertebrais são estruturas compostas por uma porção mais fibrosa e outra mais elástica e gelatinosa. A principal função destas estruturas é absorver o impacto e permitir a mobilidade entre uma vértebra e outra. No entanto, o estresse mecânico exagerado, frequente ou inadequado pode ser um problema e contribuir com o agravamento da doença degenerativa da coluna, como o aparecimento da temida hérnia de disco.

Dr. Marcelo Amato é Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP (2004), realizou residência médica de neurocirurgia no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, obteve título de especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e é especialista em cirurgia da coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Título de Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

O Dr. Marcelo Amato, neurocirurgião especialista em cirurgia endoscópica da coluna, conta que como parte do tratamento e reabilitação da hérnia de disco, são recomendadas atividades físicas moderadas, que não causem muito impacto nos discos e nem acelerem o processo de degeneração deles.

“Caminhar e correr são funções básicas do nosso corpo e, portanto, devem fazer parte do processo de reabilitação das doenças da coluna. Mas antes de iniciar uma rotina de treinos é importante que um especialista determine a gravidade da doença para que assim seja indicada a proporção de exercícios ideal para cada caso”, explica o médico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado