Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

Russell vence na Áustria e Mercedes amplia domínio

Vitória com autoridade: Russell domina o GP da Áustria, encurta a distância para Antonelli no campeonato e intensifica a disputa interna na Mercedes

João Luiz da Fonseca

28/06/2026 17h03

whatsapp image 2026 06 28 at 16.25.03

Foto: Mercedes

George Russell confirmou o excelente momento da Mercedes ao vencer neste domingo o GP da Áustria, disputado no Red Bull Ring. Pole position, o britânico controlou a prova para conquistar sua segunda vitória na temporada 2026 e recuperar a vice-liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, reduzindo a vantagem do companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, que completou o pódio na terceira colocação. 

Max Verstappen terminou em segundo após um grande desempenho, enquanto Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em 11º, mais uma vez ficando muito próximo de marcar pontos. 

Emoção do começo ao fim

A corrida começou movimentada logo na largada. Lewis Hamilton protagonizou uma das grandes manobras da primeira volta ao contornar Charles Leclerc por fora e assumir a segunda posição. O heptacampeão ainda travou um intenso duelo roda a roda com Verstappen nas voltas iniciais, em uma das disputas mais espetaculares da corrida. Apesar do grande ritmo inicial, ele completou a corrida deste domingo apenas em quinto lugar, atrás de Oscar Piastri, da McLaren, que fechou na quarta colocação. 

Isack Hadjar, Lando Norris, Charles Leclerc, Liam Lawson e Arvid Lindblad completaram a zona de pontuação.

Enquanto a briga pelas primeiras posições chamava a atenção, a Cadillac viveu uma corrida para esquecer. Valtteri Bottas abandonou na quarta volta após um princípio de incêndio no sistema de freios. Pouco antes, Liam Lawson também havia relatado fogo na região traseira do carro. Na sequência, Sergio Pérez recolheu aos boxes devido à fumaça no cockpit, outro problema aparentemente relacionado aos freios, evidenciando um fim de semana complicado para a equipe americana.

No pelotão intermediário, Gabriel Bortoleto voltou a demonstrar competitividade. Após largar em 12º, o brasileiro ganhou uma posição logo no início e assumiu o 11º lugar na sétima volta, sustentando um ritmo consistente com os pneus macios. Antes disso, um incidente envolvendo o piloto da Audi e Pierre Gasly, na Curva 5, chegou a ser anotado pela direção de prova por supostamente forçar um adversário para fora da pista, mas não alterou o desenvolvimento de sua corrida.

A direção de prova também registrou uma possível queima de largada de Sergio Pérez. A investigação, entretanto, perdeu importância prática, já que o mexicano abandonou poucas voltas depois.

A estratégia ganhou novos contornos na volta 25, quando o Safety Car Virtual foi acionado após Carlos Sainz parar no meio da reta dos boxes. Hamilton e Oliver Bearman aproveitaram imediatamente a neutralização para realizar seus pit stops. O piloto da Ferrari voltou apenas na sétima posição, comprometendo parte de sua disputa pelo pódio.

Antonelli também enfrentou dificuldades durante a corrida. Na volta 27, o italiano reclamou do comportamento dos freios, mas seguiu imprimindo forte ritmo. Três voltas depois superou Leclerc na Curva 4 e registrou a melhor volta da prova, em 1min10s374, iniciando a recuperação que o levaria ao terceiro lugar.

Outro destaque foi justamente o confronto entre Hamilton e Leclerc. Os dois pilotos da Ferrari protagonizaram disputas intensas durante diferentes momentos da corrida, enquanto o monegasco enfrentava dificuldades de rendimento e perdia posições ao longo da prova.

Com mais uma atuação sólida da Mercedes, Russell transformou a pole position em vitória e assumiu a vice-liderança do campeonato, somando  131 pontos, seis a mais que Lewis Hamilton, da Ferrari, agora em terceiro. 

whatsapp image 2026 06 28 at 16.25.03 (1)
Foto: Mercedes

Antonelli segue na ponta da tabela, com 171 pontos, mas vê seu companheiro reduzir a diferença após mais um fim de semana dominante da equipe de Brackley, que conquistou a sétima vitória em oito GPs na temporada, disparando na liderança dos construtores com 302 pontos, contra 204 da Ferrari, 159 da McLaren e 115 da Red Bull.  

A F1 volta já no final da semana em Silverstone, que recebe o tradicional GP da Grã-Bretanha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado