Faz algum tempo que os inovadores têm ocupado os palcos das organizações, conquistado os holofotes nas empresas e se tornado celebridades no ambiente de trabalho. Ser ‘inovador’ virou sinônimo de ‘fama’, em uma imagem profissional questionável e narcisista.
Em muitas organizações, possuir a imagem de ‘inovador’ proporciona popularidade, prestígio e glória, aspectos que alimentam características narcisista. Narcisista é o amor excessivo pela própria imagem ou por si mesmo, quem gosta ou admira exageradamente a sua própria imagem.
Narcisista é um termo utilizado pela psicologia, que tem como fonte de inspiração o mito grego de Narciso, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. Existe algumas variações e versões sobre esse mito.
Segundo a mitologia grega, Narciso nasceu na região grega da Boécia e quando tinha 15 anos de vida um dos oráculos chamado Tirésias, profetizou que ele teria vida longa, mas jamais poderia ver o seu reflexo, pois esta seria a sua ruína.
Com sua formosura estonteante e o despertar de homens e mulheres por sua beleza, ele acabou se tornando arrogante e orgulhoso. Um dia, quando viu sua imagem refletida em um rio, se apaixonou pela própria face.
Tendo um amor não correspondido, a bela ninfa Eco, lançou um feitiço sobre Narciso: definhar vendo sua própria imagem à beira do rio até morrer. Após sua morte, o belo jovem virou uma flor, a flor de Narciso.
“O primeiro autor a se valer do mito de Narciso foi Havelock Ellis, em 1898, na tentativa de explicar o comportamento feminino diante do espelho. Em 1899, Paul Näcke inseriu esta palavra na esfera psiquiátrica para introduzir um novo tipo de perversão – o amor pela própria imagem. Sigmund Freud colaborou, com suas pesquisas sobre este assunto, para mutações expressivas na teoria psicanalítica”. [1]
Diagnóstico narcisista
O narcisista é comparado frequentemente a uma pessoa muito vaidosa, mas é uma condição psicológica mais complexa e ocasiona um transtorno de personalidade, que afeta a vida pessoal e profissional das pessoas.
As principais características da pessoa narcisista são:
– padrão invasivo de grandiosidade;
– necessidade de admiração;
– fantasias exageradas de sucesso;
– senso de serem únicos;
– esperam tratamento especial;
– sentimento de superioridade;
– exagero de suas capacidades e talentos;
– necessidade de atenção;
– comportamentos autorreferenciados;
– exagerada centralização em si mesmos;
– adaptabilidade superficialmente eficaz;
– atitudes esnobes;
– autoimagem distorcida.
O narcisismo influencia a maneira como a pessoa pensa, sente, age e se relaciona com outras pessoas, na família, no trabalho e no convívio social. Passa muito tempo em busca de aplausos e aprovação externa e trabalha em função disso.
Narcisistas Inovadores
Uma parte da sociedade está envolta na “[…] cultura onde os valores estão baseados no individualismo. Os alicerces estão no ter, no parecer e no competir, muito mais do que no ser, no construir junto, no colaborar, na amizade e no altruísmo”. [2]
As organizações são um reflexo da sociedade e reproduzem muitos valores externos internamente, cultivando essa cultura de individualismo, egocentrismo e imodéstia.
No momento atual, de movimentos intensos e variados de inovação dentro das organizações, com uma supervalorização e superconcentração em inovar, a superexposição dos inovadores se torna uma consequência involuntária.
Os efeitos desse ambiente superlativo da inovação, conjugado com ações e programas de reconhecimento e premiação individualizada, levam as pessoas à busca de holofotes, aplausos, popularidade e prestígio, aspectos que alimentam as características Narcisista.
A própria organização, como um ser vivo, tem se tornado narcisista, onde várias delas se autorreferenciam, esboçam egocentrismo e superioridade com stakeholderes e os próprios clientes/consumidores.
Prognóstico ao narcisismo organizacional
O melhor remédio para organizações e inovadores narcisistas é a criação de um ambiente colaborativo de troca de experiências e conhecimentos entre profissionais, grupos, setores, departamentos e áreas da organização.
Quando não existe um senso colaborativo e cooperativo na organização a dificuldade em evitar os inovadores narcisistas é agravada e as possibilidades de remediar ficam limitadas.
Algumas ações são importantes movimentos organizacionais no combate ao narcisismo profissional em inovar:
– Evite e elimine feudos, ilhas ou territórios e crie um ecossistema organizacional de inovação. Inovar deve pertencer e ser de todos. Fuja da criação de cargos, denominações e posições que denotem a função “inovação” ou “inovar”;
– Celebre as conquistas “coletivamente”, em grupo. Não existe nada mais frustrante que uma inovação cocriada, gerada em parceira, ser creditada à individualidade.
– Crie programas de inovação baseados no trabalho conjunto entre pessoas e em processos de reconhecimento da inovação com enfoque no coletivo, no grupo, na equipe;
– Cultive e incentive as pessoas a construírem redes de relacionamento contributivas, empáticas, colaborativas e cocriativas. As afinidades produzem convergências positivas;
– Integre e incentive a colaboração e cocriação entre inovação interna e externa à organização;
– Ouça os colaboradores, stakeholders e principalmente os funcionários/servidores, independentemente da idade, sexo e nível hierárquico. A escuta ativa tem um grande poder no processo de inovação.
Nos artigos ‘No jardim da inovação, nem tudo são flores’ e ‘Vencendo os predadores organizacionais da inovação’ exploramos diversas perspectivas de trabalhos colaborativos, cocriativos e cooperativos.
Não se engane, os inovadores narcisistas vão trabalhar para manter suas posições de exposição aos holofotes.
Nosso papel como profissionais contemporâneos, é apagar as lâmpadas do individualismo e acender as luzes da coletividade!
——————————————————————————————————————–
[1] SANTANA, Ana Lucia. Narcisismo. Psicologia. Disponível em: <https://www.infoescola.com/psicologia/narcisismo/>.
Acesso em: 06 de out. de 2019
[2] BARROS, Miriam Lopes. Entenda como se desenvolve o narcisismo. Bem-estar. Disponível em:
< https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/14867
-entenda-como-se-desenvolve-o-narcisismo>
Acesso em: 06 de out. de 2019.
——————————————————————————————————————–
Prof. Manfrim, L. R.
Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.
Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.
Navegador atual nos mares do Banco do Brasil, UDF/Cruzeiro do Sul e Jornal de Brasília. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.
Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].
Currículo Lattes – Prof. Manfrim
_____________________________________________________________________________