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Mídias e Identidade

Jornais que criam conteúdo merecem faturamento com notícias na internet, defende David Chavern

A defesa de David Chavern contextualiza os dados do estudo da News Media Alliance divulgado neste mês mostrou que, em 2018, o Google faturou US$ 4,7 bilhões com os anúncios relacionados a notícias

Arquivo Geral

13/06/2019 18h39

Atualizada 17/06/2019 17h40

David Chavern, CEO da News Media Alliance Divulgação

 


Os jornais que criam conteúdo merecem um pedaço do faturamento gerado pelo faturamento de monetização de audiência na internet, defende o CEO da News Media Alliance, David Chavern.


A defesa de David Chavern contextualiza os dados do estudo da News Media Alliance divulgado neste mês mostrou que, em 2018, o Google faturou US$ 4,7 bilhões com os anúncios relacionados a notícias. “Eles [Google] ganham dinheiro com esse programa, e é preciso haver uma melhor remuneração para os criadores de conteúdo”, argumenta o CEO.


A News Media Alliance é uma associação comercial que reúne dois mil jornais nos Estados Unidos. Para Chavern, essa é uma discussão que pode até futuramente passar por questões autorais, mas é importante não perder de vista que ela é, essencialmente, financeira.

O jornal norte-americano New York Times, por exemplo, faturou com publicidade digital US$ 709 milhões em 2018, compara a News Media Alliance. Isso equivale a apenas 15% do resultado do Google. O sentimento de perda de mercado é mais do que normal.


No entender de Chavern, a questão não é julgar quem está certo, mas apontar a existência de um conflito entre Google e produtores de conteúdo a partir do momento em que surgiu um novo modelo de negócios no mercado, que é o próprio Google Ads.

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