Menu
BsbTek

Como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia

Você notou como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia? Pode ser que não tenha notado, mas já é possível perceber alguns detalhes sobre o impacto que a pandemia do novo coronavírus teve sobre a nossa vida e a tecnologia ao nosso redor.

Redação Jornal de Brasília

19/10/2020 12h58

Como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia

Como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia

Você notou como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia? Esse impacto pode ser sentido em várias áreas diferentes, desde o trabalho médico até o hábitos do dia a dia. São vários os exemplos desse tipo de transformação na nossa rotina pós-pandemia e, no artigo de hoje, veremos como elas funcionam.

Quer aprender como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia?

O avanço tecnológico está historicamente ligado às necessidades humanas. O Homem aprendeu como controlar o fogo quando precisou se livrar do frio e cozinhar a sua comida. Ele aprendeu a agricultura quando precisou deixar de lado a vida de nômade e criar assentamentos.

Por isso, grandes necessidades, especialmente aquelas de grupo, são enormes motores de desenvolvimento e avanço tecnológico. Portanto, a pandemia se tornou um grande motor para o avanço da tecnologia ao apresentar grandes necessidades para nós.

Algumas delas saltam aos olhos. Em primeiro lugar, tivemos a necessidade de combate ao vírus em si, tanto em relação ao seu espalhamento, quanto em relação aos danos que ele causa no corpo. Portanto, houve grande demanda de avanços na medicina.

Além disso, tivemos grandes necessidades em quem não foi contaminado. As pessoas que ficaram em casa, precisaram de recursos tecnológicos para poder combater os males indiretos da pandemia.

Quais tecnologias tiveram mais impacto no momento?

Quer ver como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia? Então confira esses recursos abaixo!

Delivery

Um dos principais avanços tecnológicos na época da pandemia foi a adoção de aplicativos de delivery como parte natural da nossa vida em sociedade. É fato que eles já eram muito populares antes, mas se tornaram absolutamente vitais nessa pandemia.

Para se ter uma noção, houve um aumento de 103% de consumo nesses aplicativos. Isso porque eles deixaram de ser uma coisa de jovens e passaram a ser algo para toda a família, pois realmente quebram um grande galho.

Além disso, os aplicativos não servem apenas comida. Além de hamburguerias em Rappi, por exemplo, é possível encontrar supermercados, farmácias e até mesmo motoboys para fazer entregas de certos itens.

Medicina

A medicina teve um avanço significativo nessa pandemia. Ainda não temos uma vacina, é verdade, mas ela deverá estar disponível em 2022 para as massas. Além disso, a invenção de recursos que permitem um melhor diagnóstico do novo coronavírus foi vital para reduzir o nível de contágio em muitos países.

Esse tipo de tecnologia poderá ser aperfeiçoado para ser usado no diagnóstico de outras doenças, tornando o sistema de medicina mais avançado como um todo e contribuindo para a saúde de todos.

Comunicação

Ficar em casa de quarentena pode ser um problema significativo. Em primeiro lugar, há a questão do trabalho. Afinal, se estamos em casa, temos nossas capacidades laborais reduzidas, ainda que não totalmente inutilizadas.

Em segundo lugar, existem os laços sociais. Sem poder sair, fica difícil conversar com alguns amigos, ver os familiares e realizar encontros, especialmente em datas especiais como aniversários.

Um dos grandes avanços de tecnologia nesse sentido foi a popularização de aplicativos de comunicação digital, como o Zoom, Skype e outros. Na prática, eles se tornaram a via de conexão entre pessoas de todos os tipos e para todos os fins.

Por exemplo, o Zoom, Skype e afins se tornaram a plataforma número 1 para a realização de reuniões de trabalho. Isso viabilizou que grande parte da população pudesse migrar para o home office e mantivesse parte da economia funcionando.

Além disso, o Zoom se tornou também uma ferramenta vital para o Ensino à Distância, especialmente para quem faz o Ensino Fundamental ou Médio, que não poderia perder o ano sem fazer as aulas.

Já para reuniões pessoais e familiares, quem saiu melhor foi o WhatsApp. Como 99% da população já tem o aplicativo, foi muito mais fácil usar suas funções para poder criar reuniões em grupo para celebrar aniversários ou simplesmente colocar o papo em família em dia.

Streaming

Por fim, não poderíamos esquecer das plataformas de streaming que se tornaram vitais nessa pandemia. Como o cinema foi fechado, assim como o teatro e outros espaços de entretenimento, toda a demanda por distração caiu sobre os ombros de aplicativos como a Netflix, Amazon Prime, Hulu, YouTube, Crunchyroll e a vindoura Disney+.

Deu para ver como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia, não é mesmo? É claro que não há lado positivo em uma situação onde mais de 1 milhão de pessoas morreram no mundo inteiro. Entretanto, os avanços tecnológicos citados poderão beneficiar muitas pessoas nos próximos anos.

E aí, o que achou do papo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também vejam o conteúdo!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado