A Polícia Penal do Distrito Federal (PPDF) recapturou, na manhã desta terça-feira (11/3), Vinícius Neres Ribeiro, de 28 anos, condenado pelo feminicídio da estudante da Universidade de Brasília (UnB) Louise Maria da Silva Ribeiro.
Vinícius estava foragido havia quatro dias, após não retornar ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP), onde cumpre pena em regime semiaberto. Ele foi localizado nas proximidades da residência da ex-namorada, para onde chegou utilizando o carro da própria mãe, um Peugeot vermelho, conforme imagens captadas por câmeras de segurança.
De acordo com as autoridades, Vinícius possuía uma cópia da chave do apartamento da ex-companheira e chegou a invadir o imóvel, deixando o registro do gás de cozinha aberto. O trabalho de inteligência da PPDF foi essencial para localizá-lo.
Durante a abordagem, o condenado tentou fugir e chegou a descartar uma mochila, onde foram encontrados itens suspeitos, como uma mecha de cabelo que seria da ex-namorada, facas, abraçadeiras, alicate, lanterna, serras e um frasco de lubrificante íntimo.
Vinícius conheceu a ex-namorada durante sua nova graduação, iniciada após ser desligado da UnB em razão do feminicídio de Louise. O relacionamento durou cerca de sete meses, mas terminou quando a jovem descobriu o passado criminal dele. Inconformado com o fim da relação, Vinícius passou a persegui-la durante as saídas autorizadas do CPP para trabalhar e estudar.
Após ser recapturado, ele foi conduzido à 20ª Delegacia de Polícia (Gama) e agora está à disposição da Justiça. O Poder Judiciário avaliará se ele perderá o direito ao regime semiaberto, podendo retornar ao regime fechado.