Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br
Esta quinta-feira é dia de mais uma edição da Noite Cultural T-Bone. A 29ª edição do projeto do Açougue Cultural T-Bone traz a Brasília o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, que se apresenta com sua banda completa. O roteiro da apresentação inclui os grandes sucessos que marcaram a carreira do trovador, como Avohai, Frevo Mulher e Chão de Giz.
O evento conta, ainda, com a participação do cantor e percussionista maranhense, com 15 anos de estrada, Carlos Pial. Radicado em Brasília, ele apresenta músicas do CD Perfusão, gravado em 2006, e Maranhafricanizado, gravado em 2002. Os shows estão marcados para começar às 19h, na quadra comercial da 312 Norte, com entrada franca e apresentação, também, do mímico Miquéias Paz.
Do início
Há mais de dez anos, o Açougue Cultural T-Bone promove em frente ao estabelecimento evento com a participação de artistas nacionais e locais nas famosas Noites Culturais, nos meses de maio e de setembro. O evento é realizado duas vezes por ano, um em cada semestre. Em 1998, ano da primeira edição, o projeto foi realizado dentro do açougue e contou com trinta pessoas.
Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas, como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Zélia Duncan e Orquestra Johann Strauss Capelle de Viena, entre outros.
O trovador
A trajetória artística de Zé Ramalho pelos palcos brasileiros já ultrapassa a casa dos 30 anos. O artista tem levado a alegria de suas composições a milhões de brasileiros desde o lançamento do seu primeiro álbum solo, que emplacou de cara o hino Avohai.
O paraibano traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste.
Zé Ramalho é uma espécie de trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial, especialmente Bob Dylan e, não por acaso, seu último disco marca justamente o encontro entre esses dois poetas, Zé Ramalho Canta Bob Dylan, indicado ao Grammy Latino 2009, para melhor disco de rock.
O artista ultrapassou a barreira de um milhão de discos vendidos, com o êxito fenomenal de Entre a Serpente e a Estrela, que fez parte da trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Sua história com a dramaturgia televisiva sempre rendeu frutos, incluindo o fenômeno de retornar às paradas de sucesso com uma mesma música, Admirável Gado Novo, incluída na trilha de O Rei do Gado, trama assinada por Benedito Ruy Barbosa, com Patrícia Pilar, Glória Pires, Antônio Fagundes e Raul Cortez no elenco.
Noite Cultural com Zé Ramalho – Nesta quinta-feira, às 19h, na Comercial da 312 Norte, em frente ao Açougue Cultural T-Bone. Entrada franca. Classificação livre.