Carente de equipamentos culturais Regiões Administrativas do Distrito Federal mostram que seus jovens têm potencial para produzir bens culturais de qualidade. E a escola torna-se um centro de produção de arte e cultura. A prova disto são os espetáculos do XI Festival de Teatro na Escola que acontecerá no teatro do CCBB do dia 22 ao dia 25 de novembro em Brasília. As apresentações são gratuitas e de classificação livre.

Participam do Festival dez escolas de sete Regiões Administrativas do Distrito Federal _ Santa Maria, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Ceilândia. Essa edição envolve o trabalho de mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e comunidade. Cada escola apresentará uma peça teatral com textos clássicos da dramaturgia mundial e releituras de contos da literatura nacional.
Os espetáculos foram criados a partir de oficinas dentro das próprias escolas
participantes, em horário contrário às aulas, sob a orientação dos professores de artes das respectivas escolas. Além disso, o Festival conta com diversas atividades, entre elas, oficinas de formação continuada para os professores, orientação artística para os grupos. O objetivo é trazer uma experiência cultural significativa na vida de jovens carentes do Distrito Federal.
A docente Sílvia Paes que dirige a peça Marmelada do Centro de Ensino Fundamental 308 de Santa Maria, uma das escolas participantes da 11° edição do projeto, aponta os benefícios do projeto. “O Festival de Teatro na Escola ajuda os alunos a desenvolverem melhor, terem uma visão mais crítica da sociedade, ajuda no autoconhecimento, além de contribuir no rendimento escolar. Os alunos bagunceiros estão mais comportados em sala de aula, sem dúvida é uma etapa muito importante da vida deles”, contou a professora de artes cênicas.
O projeto estimula, também, um maior desenvolvimento artístico-cultural. “Os alunos têm oportunidade de conhecer outros lugares, conhecer novas pessoas, ter uma experiência diferente na vida deles”, completou Sílvia.
A animação está no ar para os alunos que participam do Festival. “Quero seguir carreira”, contou a aluna que já tem nome artístico, Yasmim Guadalupe, de 13 anos. João Pedro Barbosa de 16 anos, que está participando do Festival pela primeira vez, diz que está mais desinibido depois que começou a participar do projeto.
O teatro possibilita a capacidade de se expressar melhor por meio de procedimentos que são trabalhados nos ensaios pela professora. Os exercícios contribuem para a pessoa se perceber diante do outro. A ludicidade desperta a criatividade e faz com que o aluno-ator se sinta bem. É o que confirma o aluno Maycon Souza Monteiro de 15 anos que diz que gosta do treinamento de voz e corpo que acontece nos ensaios da peça porque traz bem estar. “Toda vez que ensaio fico melhor. Lá eu libero tudo, desabafo”, descreveu.

Os exercícios contribuem para a mudança do foco de atuação dos jovens. O ambiente teatral possibilita a integração dos participantes e o desenvolvimento intelectual, social e corporal. O fazer arte teatral permite ainda, conhecer melhor o mundo, já que ele possibilita sair de mim e ver o ponto de vista do outro. Alice Saraiva de 15 anos diz que o teatro ajuda a desenvolver o foco e o comprometimento “Ao invés de ficar na rua à toa, faço teatro”, contou a aluna.
Maria Lúcia Pupo, atriz e professora contou no artigo Teatro e Educação Formal que, a “escola é o coração do projeto democrático. Vemos o quanto é relevante que o ensino teatral não fique restrito às iniciativas extracurriculares, às ações culturais, de educação informal e assim por diante. O recurso que se tem para trabalhar o respeito, as questões de ética, as questões de respeito ao outro e de tolerância são os próprios elementos teatrais, ou seja, basicamente o jogo, a potência da dinâmica lúdica. Com isso, o teatro permite colocar-se no lugar do outro. A arte contribui para a ampliação da visão de mundo”, explicou.
O Festival de Teatro na Escola acontece desde 2000 e já alcançou mais de 2.813 alunos, 144 professores, 121 escolas, 130 espetáculos e já formou 87.500 expectadores. O projeto é uma ação da Fundação Athos Bulcão que visa proporcionar aos jovens participantes uma vivência artística marcante e revitalizar o ensino de Artes Cênicas nas escolas, tendo como ponto de referência o protagonismo juvenil. Além disso, estimular a criatividade, a abordagem interdisciplinar do conhecimento, o trabalho em equipe, o espírito empreendedor, valorizar a cultura e o ensino público tornando a escola um lugar mais participativo e atraente.
XI FESTIVAL DE TEATRO NA ESCOLA
PROGRAMAÇÃO – Apresentações gratuitas
20/11 (terça-feira):
Abertura para convidados
R & J de Shakespeare – Juventude Interrompida
Direção: João Fonseca
22/11 (quinta-feira)
Espetáculo 19h: Gang – Ou um certo Romeu e Julieta
Grupo: Território Livre
Direção: Ricardo César
Escola: CEF 801 do Recanto das Emas
Espetáculo 21h: Os Sete Gatinhos
Grupo: 36BARRA38
Direção: Adalto Serra
Escola: CED 07 de Taguatinga
23/11 (sexta-feira)
Espetáculo 19h: A Capital Federal
Grupo: Conexão & Arte
Direção: Josimária Damaceno
Escola: CED 03 de Sobradinho
Espetáculo 21h: Artaud, Macbeth e a Crueldade
Grupo: Debandô
Direção: Miriam Lucy
Escola: CEM 04 de Ceilândia
24/11 (sábado)
Espetáculo 16h: Marmelada
Grupo: Casulo
Direção: Silvia Paes
Escola: CEF 308 de Santa Maria
Espetáculo 18h: Fios do Destino
Grupo: Arte Tribos
Direção: Edimilson Braga
Escola: CEF 16 de Ceilândia
Espetáculo 20h: Tem Gente com Fome
Grupo: Anjos Cênicos
Direção: Donne Pitalurgh
Escola: CEM Stella dos Cherubins de Planaltina
25/11(domingo)
Espetáculo 16h: ABC do Nordeste Flagelado
Grupo: Trupe Teatral Alforriados
Direção: Daniela Santos
Escola: CEF 602 do Recanto das Emas
Espetáculo 18h: Seis Personagens à Procura de um Autor
Grupo: A Gente Incomoda
Direção: Fábio Freire
Escola: CED São Francisco de São Sebastião
Espetáculo 20h: Um Quatro Cinco
Grupo: Hoje: Sim! Amanhã? Nem tanto…
Direção: Guilherme Monteiro
Escola: CEM 01 de São Sebastião