Rosane Amaral
rosane.amaral@jornaldebrasilia.com.br
Somando 50 anos de carreira na música popular brasileira, a cantora Waleska celebra a data lançando seu primeiro DVD, que traz faixas como As Rosas Não Falam, de Cartola. Ela traz o trabalho para Brasília no show deste sábado, às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte).
Produzido por Rildo Hora, de quem ela se declara fã, o DVD é “o disco dos sonhos”, como ela mesma define. “Rildo é o produtor e participa de algumas faixas como músico, fazendo solo de gaita. Ele é um dos maiores produtores do Brasil”, orgulha-se.
A artista foi amiga íntima de Maysa e Vinicius de Moraes, que serviram de inspiração para sua vida profissional. E é destes imortais nomes que ela pega emprestado as belas músicas Ouça e Insensatez, respectivamente. “Maysa foi minha comadre e fomos amigas até o fim da sua vida. Vinicius frequentava o meu piano bar, o Pontifícia Universidade dos Boêmios. Foi lá que me apelidou de ‘rainha da fossa’, quando disse: ‘Waleska tem a canção certa para a dor exata’”, lembra.
Cult
O apelido permanece até hoje. Embora ela não se considere precursora do movimento, citando a própria Maysa e também Dolores Duran como antecessoras, Waleska gosta se diverte com o título. “Nos anos 60 a expressão fossa estava na moda, era “cult”. Vinicius divulgou essa expressão para definir o estado de espírito do brasileiro. Na época, fossa era sinônimo de dor de cotovelo”, explica.
A história de Waleska também tem passagem por Brasília e, por isso, fazer um show aqui será como estar em casa. “Gosto muito de Brasília, onde morei e tive uma casa noturna, o Piaf Bar. Tenho muitos amigos na cidade”, revela.
Faixa a faixa
Eu Sou a Noite (João Roberto Kelly)
Ninguém me Ama (Antonio Maria/Fernando Lobo)
Nunca (Lupicínio Rodrigues)
Ouça (Maysa)
A Fossa (Fernando Cezar – Elizabeth)
Corcovado (Tom Jobim – Vinicius de Moraes)
Insensatez (Tom Jobim – Vinicius de Moraes)
Eu e a Brisa (Johnny Alf)
Modinha (Sérgio Bittencourt)
Canção de Não Cantar (Sergio Bittencourt)
Naquela Mesa (Sergio Bittencourt)
Pequenos Erros Meus (Rildo Hora – Gracindo Jr)
Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim /Vinicius de Moraes)
A Noite do Meu Bem (Dolores Duran)
As Rosas Não Falam (Cartola)
Tortura de Amor (Waldick Soriano)
Mormaço (João Roberto Kelly)
Trocando em Miúdos (Chico Buarque – Francis Hime)
A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho)
Meu Lararaiá (Martinho da Vila)
Viagem (Paulo Cesar Pinheiro/João Aquino)
Serviço
Waleska – Sábado, às 22h. No Feitiço Mineiro (306 Norte). Ingressos: R$ 25 (couvert artístico). Informações: 3272-3032. Não recomendado para menores de 16 anos.